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MARCELO RANGEL LIMA
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O engenho criativo da Mussuca: desenvolvimento e cultura no campo negro de Laranjeiras, Sergipe
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Orientador : VERLANE ARAGAO SANTOS
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Data: 30/08/2019
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Dissertação
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Na perspectiva do método histórico-estrutural, o trabalho problematiza relações entre desenvolvimento e expressões culturais na cidade de Laranjeiras, com destaque para a comunidade da Mussuca, notabilizada pela singularidade de seus ritos e celebrações, cujas referências e matrizes africanas se destacam na diversidade cultural de Sergipe. Com base no processo histórico que modelou o desenvolvimento local, marcado pela economia açucareira e a exploração do trabalho escravo, identificamos como rebeliões e estratégias de resistência cultural moldadas por anseios de liberdade e laços de solidariedade estabeleceram espaços de atuação na sociedade escravocrata, consolidando práticas simbólicas que acabam por se destacar frente às matrizes brancas e europeias. A historicidade da ocupação territorial na confluência dos rios Sergipe e Cotinguiba pela população descendente de mulheres e homens escravizados evidencia a formação de uma comunidade remanescente de quilombos, mas é através de celebrações tradicionais que a Mussuca consolida uma identidade cultural própria. A inserção de suas manifestações culturais comunitárias em eventos e celebrações oficiais provoca o rompimento do isolamento dos negros da periferia da cidade e propicia sua participação em círculos artísticos, sociais e políticos. Com base no pensamento de Celso Furtado e nas proposições de organizações intergovernamentais e à luz de dados apontados em pesquisas históricas e reflexões de viés antropológico, apresentamos linhas de argumentação sobre tais processos e sobre agentes locais de transformação, destacando suas capacidades criativas como indutoras de visibilidade e integração social.
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JÔNATAS BRENO SILVA SANTOS
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Perto do fim: os desfechos dos personagens gays no cinema brasileiro
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Orientador : RENATA BARRETO MALTA
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Data: 30/08/2019
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Dissertação
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A presente pesquisa busca analisar os desfechos dos personagens homossexuais masculinos nos filmes nacionais, de modo a verificar que destinos lhes são conferidos nas narrativas ao longo da trajetória do cinema brasileiro. Assim, a partir da pesquisa empreendida por Moreno (2002) no seu livro “A personagem homossexual no cinema brasileiro” e uma etapa de coleta própria dos dados, foi realizada uma Análise de Conteúdo de um corpus representativo de 61 filmes brasileiros, situados entre 1923 e 2017. Logo, trata-se de uma investigação longitudinal, de caráter quanti-qualitativo, que à luz de teorias como os Estudos Culturais, Estudos de Gênero e Teoria Queer, traz o esforço de não somente analisar o objeto comunicacional em questão, mas também propiciar uma discussão social pertinente em torno dele. Em vista disso, compomos um panorama acerca dos desfechos conferidos aos personagens gays nas narrativas cinematográficas brasileiras, descortinando e problematizando o tratamento final que tem sido dado a essas identidades no cinema nacional.
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YASMIN BARRETO DÉDA CHAGAS
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A mulher na coluna Retratos Femininos: tensão entre memória e esquecimento
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Orientador : MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
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Data: 30/08/2019
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Dissertação
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O presente trabalho aborda nossa pesquisa, cujo objetivo principal é analisar discursivamente a coluna Retratos Femininos, do jornal sergipano ‘A Semana’, circulado nos municípios de Simão Dias, Paripiranga, Lagarto, entre 1946 - 1969. A “Retratos” perfilava mulheres da cidade, consoante suas características físicas, psicológicas, sob a observação do autor. Buscamos analisar esta coluna, para entendermos os discursos que a atravessam: se machista, conservador ou, contrariamente, se há o rompimento dos valores tradicionais. Consequentemente, estudamos as condições de produção das descrições dos perfis, a autoria, a subjetividade, a verdade. Nesses termos, como aporte teórico, adotamos a Análise de Discurso de vertente francesa, com vistas às noções de discurso, Memória, Interdiscurso, conforme Orlandi; os conceitos de enunciado, autoria, sujeito, verdade, poder/saber, disciplina, desenvolvidos por Foucault; contamos ainda com as contribuições de Gregolin, quanto aos discursos da mídia. Inicialmente, traçamos um breve histórico sobre a mulher, suas representações em discursos circulados na sociedade, com enfoque na mídia, uma contribuidora da reatualização desses discursos. Ademais, destacamos o lugar do qual enuncia o jornalista responsável pela coluna, José de Carvalho Déda, diretor do jornal, assinante sob o pseudônimo de “Leonardo DeVinci”. Dando continuidade aos aspectos teóricos, estudamos os conceitos norteadores das análises, à luz das áreas a que este trabalho está circunscrito. Para efeitos de análise, selecionamos as colunas concernentes ao primeiro ano do jornal (1946), composta por dezesseis edições, por seu caráter ininterrupto atinente ao processo desde a produção à veiculação dos jornais. Quanto à metodologia de análise, empregamos os ensinamentos de Foucault, em “Arqueologia do Saber”, “A Ordem do Discurso, o conceito de Dispositivo (FOUCAULT, DELEUZE). Similarmente, utilizamos os conceitos de Orlandi. Como recurso de análise do corpus, destacamos quatro importantes eixos discursivos, quais sejam: religioso/mítico, pedagógico, institucional, literário. De igual modo, examinamos a ruptura discursiva. E, na medida em que destacamos esses eixos, como estamos lidando com textos fundamentalmente descritivos, consideramos as características físicas, psicológicas, as habilidades profissionais, como recursos de análises. Finalmente, identificamos alguns discursos conservadores sobre a mulher, com destaque às comparações da perfilada com elementos da natureza, numa aproximação com o discurso literário, para expressar a sua fragilidade. As representações encontradas nestes discursos contribuem para a docilização do feminino, apontando para uma tensão entre memória e esquecimento, na medida em que as características das perfiladas são apresentadas como qualidades dos sujeitos, promovendo um reatualização de discursos ditos e esquecidos. Com efeito, surge a impressão da necessidade de elas serem guiadas por um homem, enaltecendo-as a partir de padrões não correspondentes à realidade de todas as mulheres.
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ADSON VINICIUS SANTOS SANTANA
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A NARRATIVA TRANSMÍDIA NO JORNALISMO FACTUAL DE ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA: a cobertura jornalística realizada pela BBC News Brasil no site, Twitter e Instagram
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Orientador : CARLOS EDUARDO FRANCISCATO
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Data: 29/08/2019
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Dissertação
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A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar se a narração transmídia atende as demandas da cobertura factual diária, bem como se as experiências temporais do jornalismo se modificam e alcançam novas formas com a incorporação de narrativas transmidiáticas no jornalismo em ambientes digitais. Em sentido mais específico, busca-se investigar se as narrativas transmídiáticas no ambiente digital modificam as estruturas textuais a partir da sua utilização para qualificar a cobertura jornalística diária e, em consequência, as experiências do leitor do jornalismo factual. A metodologia de pesquisa consiste em pesquisa bibliográfica e documental, com análise da literatura recente sobre os aspectos da cobertura factual, temporalidade e da transmidialidade, e da aplicação do método de Análise de Conteúdo em estudo de caso de uma produção jornalística multiplataforma, a BBCNewsBrasil em seu website, e nas suas contas de Twitter e Instagram. Foram estabelecidos indicadores e questões para análise, tais como dados de publicação, modos de repercussão (distribuição, compartilhamento), tipos e interações entre linguagem e integração entre plataformas, a fim de explorar categorias baseadas na proposta de Jenkins (2009): capacidade de perfuração; continuidade x multiplicidade; imersão x capacidade de extração; construção do universo; subjetividade; espelhamento seu imbricamento.
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EDNILSON BARBOSA SANTOS
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Do impresso ao digital: o processo de transição no jornalismo local e do interior
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Orientador : SONIA AGUIAR LOPES
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Data: 17/06/2019
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Dissertação
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O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as especificidades do processo de transição do meio impresso para o digital no ‘jornalismo local’ e do ‘interior’. Partiu-se da premissa de que a literatura sobre o jornalismo praticado no ambiente da Internet (sob diferentes denominações) tem concentrado seus estudos empíricos na chamada grande imprensa, desconsiderando variáveis presentes em outros contextos. Ao reconhecer essa lacuna, esta pesquisa de Mestrado procurou refletir sobre os modelos de negócios, as opções tecnológicas e a influência do contexto geográfico observáveis em duas experiências recentes dessa transição na Região Nordeste: a do jornal semanal Cinform, de Aracaju, capital de Sergipe, e a do diário O Mossoroense, de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte. Nessa direção, buscou identificar as singularidades desses dois processos, com base nas características e “fases” do jornalismo digital observadas em estudos sobre jornais de “prestígio nacional”. Para fundamentação teórica, utilizou aportes das Geografias da Comunicação, da Comunicação Regional, e do Jornalismo Digital e Hipermídia. E como percurso metodológico lançou mão de uma combinação de procedimentos de observação sistemática, análise documental e análise de conteúdo, já que se trata de uma pesquisa exploratória (sem parâmetros de estudos semelhantes consolidados anteriormente) com fins descritivos, diagnósticos e prospectivos. Foi possível demonstrar, então, que o centenário diário potiguar manteve-se atualizado com as tecnologias de produção jornalística até aderir de vez ao mundo digital, enquanto o jovem semanário sergipano adotou como “inovação” um modelo de jornalismo transpositivo, típico da primeira era da Internet, cuja novidade consiste em distribuir a edição semanal em pdf,via aplicativo de mensagens de celular.
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MARIA SOL SILVA SANTOS
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Agenda jornalística de saúde no Jornal Nacional: Avaliação de qualidade e proposta de gestão editorial com base no critério de
relevância
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Orientador : JOSENILDO LUIZ GUERRA
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Data: 05/06/2019
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Dissertação
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O principal objetivo deste estudo é realizar uma avaliação da qualidade jornalística da agenda de notícias que constituem a agenda de saúde do JN e propor uma ferramenta de planejamento e gestão editorial, baseada no critério de relevância. As perguntas norteadoras desta pesquisa são: Qual a qualidade da agenda jornalística de saúde no Jornal Nacional? E como medi-la sistematicamente, com base no parâmetro de relevância jornalística, de modo a se produzir um diagnóstico da cobertura? Este estudo é teoricamente alicerçado no Jornalismo por meio da discussão sobre qualidade e relevância, no campo da Comunicação e Saúde, através do entendimento da saúde pública no Brasil e das condições e indicadores de saúde dos brasileiros. O desenho metodológico foi do tipo experimental e se deu através da comparação entre as agendas governamental, pública e jornalística, observando a relevância ocupada pelos principais temas de saúde. Para compor a gestão editorial, foi utilizada a metodologia do Guia da Agenda Jornalística (GUERRA, 2016). Os fatores de relevância encontrados na agenda jornalística tenderam ao distanciamento dos valores de relevância pontuados nas agendas de referência (governamental e pública), indicando que a cobertura jornalística de saúde do Jornal Nacional pode ser classificada como ruim. A gestão editorial proposta sugere o número de matérias a serem produzidas para cada tema (Índice de Resolução Semântica) de acordo com o Fator de Relevância das temáticas listadas na Matriz de Relevância. Este trabalho contribui com a produção de informação de qualidade, e consequentemente na formação de uma sociedade melhor informada, democrática e um setor produtivo com credibilidade diante da audiência.
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CAMILA SILVA SANTOS
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REDUZIR, REUTILIZAR E RETUITAR: Instituto Akatu, comunicação ambiental e o discurso do consumo consciente nas mídias sociais.
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Orientador : JEAN FABIO BORBA CERQUEIRA
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Data: 31/05/2019
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Dissertação
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A crise ambiental, simbolizada pelo fenômeno macro das mudanças climáticas, é talvez a maior questão social global contemporânea. Sua discussão atravessa todos os contextos socioeconômicos, nos quais tem ganhado, cada vez mais, visibilidade o deslocamento do foco de preocupação da produção para o consumo. Numa sociedade em rede, marcada pela comunicação mediada pelas novas tecnologias digitais e pelo estatuto da hiperconexão, esta discussão circula de forma intensa entre os mais diversos atores sociais, estando presente nas modernas e populares plataformas e sites de redes sociais eletrônicas. O presente estudo procura, a partir da Sociologia Ambiental e dos Estudos do Consumo, sob a perspectiva da Análise Crítica de Discurso, caracterizar e analisar a Comunicação Ambiental realizada pelo Instituto Akatu para o Consumo Consciente nas chamadas mídias sociais, nas quais esta Organização Não Governamental empresarial está presente, sendo muito atuante no empenho de legitimar um discurso ambientalista revestido de um apelo direcionado ao “consumo consciente”. Tal discurso é efetivado em diferentes modalidades comunicativas através da Internet, com destaque para sua participação em duas das principais plataformas de redes sociais amplamente utilizadas no Brasil - Twitter e Facebook. Para fins de análise, a pesquisa priorizará um corpus delimitado pelas publicações realizadas pelo Instituto nos seus UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos - Av. Marechal Rondon, S/N - Jardim Rosa Elze CEP: 49100-000 - São Cristóvão/SE –Prédio do DCOS Telefone (79) 3194-6390 -Site: http://www.posgraduacao.ufs.br/ppgcom perfis nestas duas “redes sociais” eletrônicas, apoiando-se em aplicativos de análise de dados, sobretudo o NVivo, para codificar postagens realizadas nos doze meses do ano de 2017. De caráter essencialmente qualitativo, mas sem ignorar aspectos quantitativos relevantes, em uma primeira fase estabeleceu um comparativo da estratégia discursiva do Akatu em ambas as plataformas, para então, num segundo momento, proceder a análise discursiva propriamente dita, de modo a compreender aspectos constitutivos e pragmáticos desta matriz discursiva, sobretudo no âmbito da atribuição de responsabilidade, na definição e delimitação da problemática do consumo e de possíveis soluções sugeridas pela comunicação ambiental praticada pela ONG.
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DIOGO COSTA DOS SANTOS
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#MídiaNinjaAoVivo: estratégias de programação de efeitos em lives de vigilância policial no contexto de manifestações sociais
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Orientador : GREICE SCHNEIDER
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Data: 29/05/2019
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Dissertação
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A dissertação identifica as estratégias empregadas pelo coletivo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) na programação dos efeitos de sentido de repressão e sentimento de indignação em lives de vigilância policial no contexto de manifestações sociais. Compreende o grupo midiativista como um ator sociopolítico (GOHN, 2003; 2005; 2014) com atuação no campo da comunicação popular alternativa (PERUZZO, 2008; 2018), que busca disputar com a grande mídia as narrativas sobre tais eventos a partir da revelação pública (FRANCISCATO, 2005) de ações ou vestígios de ações policiais violentas durante sua vigilância “ao vivo” (BRUNO, 2013) no durante ou após o contexto de manifestações. A pesquisa emprega o método de análise poética do filme (GOMES, 1996; 2004a; 2004b) na investigação de 34 transmissões ao vivo (pouco mais de 20h) realizadas pela Mídia Ninja em sua página na rede social digital Facebook entre abril de 2016 e setembro de 2018, totalizando o contexto de 19 manifestações sociais ocorridas no Brasil no respectivo período. A pesquisa averigua o emprego de recursos audiovisuais e narrativos para a programação de efeitos nas lives (BORDWELL; THOMPSON, 1995), (GAUDREAULT; JOST, 2009). Como resultado, apresenta as estratégias de caracterização de indícios e do caos, associando suas realizações nas narrativas com ao tempo atual (passado) e tempo real (presente), respectivamente (FECHINE, 2008; GUTMANN, 2014).
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ÉRIKA LETÍCIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
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Pluralidade e qualidade no Jornal Nacional: índice de Pluralidade Jornalística (IPJ) da cobertura sobre a reforma da Previdência
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Orientador : JOSENILDO LUIZ GUERRA
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Data: 28/05/2019
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Dissertação
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A pesquisa desenvolve uma avaliação experimental da qualidade da cobertura do Jornal Nacional (JN) sobre a proposta de reforma da Previdência (PEC 287/2016) apresentada pelo governo Temer, a partir do requisito Pluralidade. A análise, que teve como objetivo identificar a expressão dos conflitos de pontos de vista e assim determinar o Índice de Pluralidade Jornalística (IPJ), foi realizada em três etapas: montagem da matriz de problemas, análise de conteúdo e cálculo do IPJ. A avaliação considerou o espaço temporal compreendido entre a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição pelo Governo Federal (dezembro de 2016) e a suspensão da tramitação (fevereiro de 2018) o que resultou em um corpus empírico de 54 reportagens sobre o eixo temático analisado. Ao final da análise é possível determinar o Índice de Pluralidade Jornalística (IPJ) dos principais subtemas relacionados às alterações na Seguridade Social, bem como calcular o IPJ de toda a cobertura sobre a reforma da Previdência. Que no caso do Jornal Nacional se mostrou predominantemente parcial. Além da avaliação de qualidade a partir dos pontos de vista em disputa no debate sobre a reforma da Previdência, houve ainda a perspectiva de contribuir para o desenvolvimento experimental de uma metodologia de pesquisa, que atualmente se encontra configurada em um software de gestão da produção jornalística orientado para a qualidade editorial – Qualijor.
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MARCILIO JOSÉ DE SOUSA COSTA
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A comunicação pública da ciência nos portais das universidades federais da Região Nordeste.
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Orientador : SONIA AGUIAR LOPES
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Data: 29/04/2019
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Dissertação
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Com o objetivo de diagnosticar ferramentas potenciais para comunicar a ciência aopúblico, esta pesquisa analisou os portais das universidades federais da região Nordeste,de modo a identificar o uso de recursos das tecnologias digitais proporcionados pelainternet para a Comunicação Pública da Ciência. Para isso, realizamos uma pesquisaexploratória na estrutura e nos conteúdos dos portais das instituições, documentando osresultados da forma mais exaustiva possível. A literatura necessária ao embasamento dainvestigação centrou-se nas abordagens da Comunicação Pública da Ciência (CPC) e daMidiatização da Ciência. A pesquisa empírica sustentou-se em uma leitura geográficadas condições de produção da ciência e de sua comunicação pública, a partir doconceito de meio técnico-científico-informacional, de Milton Santos, associado a sérieshistóricas de dados sobre o ensino de graduação e da pós-graduação no Brasil, entre osanos 1960 e 2015. Com isso, identificamos que as condições de surgimento emanutenção das universidades contribuem para sua atuação na pesquisa, mas nãonecessariamente para a comunicação da ciência. Das 18 universidades federaisexistentes no Nordeste, apenas cinco possuem ações sistemáticas de CPC. Praticamentetodas as demais promovem ações isoladas, carecendo de uma articulação estratégicacom a comunicação institucional. Verificou-se também que na maioria dasuniversidades foram executadas ações que acabaram sendo descontinuadas com otempo. Concluímos, então, que fatores institucionais – como políticas internas eestrutura de pessoal – influenciam nas condições para comunicar (ou não) a ciência.
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GILSON SOUSA SILVA
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DESAFIOS DA INOVAÇÃO NO JORNALISMO: A MIGRAÇÃO DO MODELO IMPRESSO AO DIGITAL NO JORNAL CINFORM
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Orientador : CARLOS EDUARDO FRANCISCATO
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Data: 08/04/2019
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Dissertação
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A pesquisa aborda aspectos das transformações do jornal Cinform, de Aracaju (SE), que em 2017 migrou da plataforma impressa para a digital. Com isso, busca responder quais tipos de inovação na prática do jornalismo ocorreram nesse processo de migração. A partir da literatura sobre inovação, este estudo contemplou a análise de processos e produtos inovadores, seja no aspecto das tecnologias, formas organizacionais e de mercado. Nesse sentido, no caso do Cinform, há inovações no produto, ao publicar edições do jornal digital com a extensão PDF; e no processo, ao se utilizar da tecnologia das redes sociais digitais para a produção e distribuição de notícias. Além disso, o caráter de ineditismo no mercado aponta para uma inovação. No entanto, o processo torna o modelo de negócio da organização jornalística inseguro e pouco sustentável. Também afeta a profissão de jornalista, modificando rotinas, espaços e o modo de produzir notícias.
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YURI NASCIMENTO COSTA
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Com quantos seguidores se faz um food truck? A influência do Instagram na comunicação dos food trucks Aracajuanos
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Orientador : MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
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Data: 04/04/2019
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Dissertação
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O início do século XXI presenciou um fenômeno desencadeado pelos avanços tecnológicos epela massificação da comunicação em rede. Esse novo contexto modificou profundamente aspráticas sociais, em especial, a relação de consumo entre os indivíduos e as organizações. Já ohábito alimentar consiste num dos fatores culturais mais tradicionais da vida em sociedade,todavia, o advento das mídias sociais digitais permitiu que um dos mais antigos segmentoscomerciais, a alimentação de rua, pudesse ser reformulado a partir de novos conceitos deconsumo e da comunicação. O food truck, modelo de negócio que aportou no Brasil no iníciode 2012, teve sua origem nos EUA, país que criou e desenvolveu o formato ao longo dos doisúltimos séculos e uniu o consumo de alimentos à comunicação realizada por meio das redessociais. Essa tendência chegou a Aracaju, capital sergipana, no final do ano de 2014, quetambém passou a utilizar as plataformas digitais para dialogar com seus consumidores. Diantedesse fenômeno contemporâneo, o presente estudo decidiu analisar o papel do Instagramcomo ferramenta de comunicação entre os food trucks de Aracaju/SE e seus consumidores. Apesquisa, que contou com três fases, iniciou suas investigações com um levantamento dereferências científicas sobre o tema e uma imersão documental que possibilitou a construçãodo referencial teórico. Na perspectiva metodológica, foi adotada uma abordagem exploratóriaqualitativa, utilizando como instrumentos para coleta de dados a observação direta do segmento no ambiente físico e virtual, e entrevistas semiestruturadas com os proprietários detrês food trucks aracajuanos. No decorrer da investigação, fez-se necessária a triangulação demétodos entre a abordagem quantitativa e qualitativa objetivando a plena interpretação dasinformações colhidas (DENZIN; LINCOLN, 2006). Em seguida, foi realizada uma análise deconteúdo, com base em Bardin (2016), no tocante às publicações divulgadas no Instagram dostrês food trucks aracajuanos entre 18 de julho de 2017 e 18 de julho de 2018. Por fim, foiestruturada, com fundamento em Jensen e Jankowski (1993), uma triangulação dos dados einformações coletadas em cada etapa da pesquisa. Essa triangulação permitiu a compreensãoda obra no que tange a fundamental importância que o Instagram exerce na comunicação entreos food trucks aracajuanos e seus clientes. Além disso, foi possível o mapeamento do perfildos empreendedores desse segmento e o registro de todos os food trucks que atuaram entre2017 e 2018 na capital sergipana. Por fim, concluiu-se, através do conteúdo digital, que osfood trucks vêm executando estratégias comunicacionais sem o devido planejamentoestratégico prévio. Isso acarreta em ações incoerentes com o conceito de comunicação daempresa, além de impedir uma diversificação capaz de tornar mais eficiente o laço social dopúblico com as instituições. Ainda assim, as características do Instagram permitiram que acomunicação praticada desencadeasse interações significativas entre os food trucks e seusconsumidores.
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ANTONIO HELENO CALDAS LARANJEIRA
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A comunicação dos mapas: um estudo comparado das plataformas Google Maps e OpenStreetMap.
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Orientador : SONIA AGUIAR LOPES
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Data: 25/02/2019
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Dissertação
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Esta dissertação tem como objetivo analisar as comunicabilidades das plataformas de cartografia digital Google Maps e OpenStreetMap a partir da experiência colaborativa da cidade de Cachoeira, situada na região do Recôncavo da Bahia, no Nordeste do Brasil. O referencial teórico que orienta a pesquisa é oriundo da confluência interdisciplinar das Geografias da Comunicação e das Geocomunicações, novos subcampos da Comunicação que abordam a cartografia digital enquanto técnica e os mapas online enquanto produto sociotécnico. Para o estudo destes mapas a partir do seu potencial midiático, propõe-se uma abordagem dialética baseada nas visibilidades e nas territorialidades dos mapas em relação à realidade socioespacial. Para a análise empírica, apresenta-se um método experimental comparativo entre dois diferentes mapas online de Cachoeira, produzidos com a mesma escala cartográfica, com objetivo de aferirmos criticamente as dicotomias de representação socioespacial dos territórios do mundo.
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