Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI NASCIMENTO COSTA
DATA: 04/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do DCOS
TÍTULO: Com quantos seguidores se faz um food truck? A influência do Instagram na comunicação dos food trucks Aracajuanos
PALAVRAS-CHAVES: Food truck; Comunicação; Instagram; Aracaju.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
O início do século XXI presenciou um fenômeno desencadeado pelos avanços tecnológicos epela massificação da comunicação em rede. Esse novo contexto modificou profundamente aspráticas sociais, em especial, a relação de consumo entre os indivíduos e as organizações. Já ohábito alimentar consiste num dos fatores culturais mais tradicionais da vida em sociedade,todavia, o advento das mídias sociais digitais permitiu que um dos mais antigos segmentoscomerciais, a alimentação de rua, pudesse ser reformulado a partir de novos conceitos deconsumo e da comunicação. O food truck, modelo de negócio que aportou no Brasil no iníciode 2012, teve sua origem nos EUA, país que criou e desenvolveu o formato ao longo dos doisúltimos séculos e uniu o consumo de alimentos à comunicação realizada por meio das redessociais. Essa tendência chegou a Aracaju, capital sergipana, no final do ano de 2014, quetambém passou a utilizar as plataformas digitais para dialogar com seus consumidores. Diantedesse fenômeno contemporâneo, o presente estudo decidiu analisar o papel do Instagramcomo ferramenta de comunicação entre os food trucks de Aracaju/SE e seus consumidores. Apesquisa, que contou com três fases, iniciou suas investigações com um levantamento dereferências científicas sobre o tema e uma imersão documental que possibilitou a construçãodo referencial teórico. Na perspectiva metodológica, foi adotada uma abordagem exploratóriaqualitativa, utilizando como instrumentos para coleta de dados a observação direta do segmento no ambiente físico e virtual, e entrevistas semiestruturadas com os proprietários detrês food trucks aracajuanos. No decorrer da investigação, fez-se necessária a triangulação demétodos entre a abordagem quantitativa e qualitativa objetivando a plena interpretação dasinformações colhidas (DENZIN; LINCOLN, 2006). Em seguida, foi realizada uma análise deconteúdo, com base em Bardin (2016), no tocante às publicações divulgadas no Instagram dostrês food trucks aracajuanos entre 18 de julho de 2017 e 18 de julho de 2018. Por fim, foiestruturada, com fundamento em Jensen e Jankowski (1993), uma triangulação dos dados einformações coletadas em cada etapa da pesquisa. Essa triangulação permitiu a compreensãoda obra no que tange a fundamental importância que o Instagram exerce na comunicação entreos food trucks aracajuanos e seus clientes. Além disso, foi possível o mapeamento do perfildos empreendedores desse segmento e o registro de todos os food trucks que atuaram entre2017 e 2018 na capital sergipana. Por fim, concluiu-se, através do conteúdo digital, que osfood trucks vêm executando estratégias comunicacionais sem o devido planejamentoestratégico prévio. Isso acarreta em ações incoerentes com o conceito de comunicação daempresa, além de impedir uma diversificação capaz de tornar mais eficiente o laço social dopúblico com as instituições. Ainda assim, as características do Instagram permitiram que acomunicação praticada desencadeasse interações significativas entre os food trucks e seusconsumidores.