Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANELIESE DE CASTRO CARLOS
DATA: 27/07/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Reuniões
TÍTULO: ENTRE A ACADEMIA E O MERCADO ONDE COMUNICAÇÃO E MARKETING SE ENCONTRAM: Um estudo de caso múltiplo sobre processos de comunicação em empresas da Rede Petrogás SE
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Organizacional, Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, SGI, Rede Petrogás.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Relações Públicas e Propaganda
RESUMO:
Este trabalho propõe uma discussão sobre a ligação existente entre comunicação organizacional e marketing. Apesar de serem assuntos correlatos, são frequentemente analisados sob óticas diferentes. Seu objetivo geral é entender como acontece a integração entre comunicação e marketing, tanto na teoria quanto na prática, observando como exemplo casos empresas participantes da Rede Petrogás SE. Tais empresas são certificadas pelas ISO e auditadas periodicamente, além disso tem como sistema de gestão o Sistema de Gestão Integrada (SGI). A partir do protocolo criado por Yin (2015) foi feita uma pesquisa sobre como a comunicação integrada de marketing vem sendo trabalhada nesses ambientes institucionais. Nosso intuito foi perceber se o fato de terem um Sistema de Gestão Integrada faz com que a comunicação e o marketing dessas empresas sejam profissionais, ou se aproximem do que é dito na teoria. Para tanto foi feita uma pesquisa qualitativa, com utilização da metodologia Estudo de caso único e holístico proposto por Yin (2015) sendo utilizados como método de coleta observação participante e entrevistas semiestruturadas. Através do estudo pode-se perceber que mesmo atendendo a métodos rígidos propostos por normas internacionais, tanto a comunicação, quanto o marketing vem sendo muito negligenciados nessas instituições. Existe um grande desconhecimento e despreparo com relação as áreas abordadas por parte dos administradores e ausência de profissionais específicos para implantação de ações de comunicação organizacional e sua integração ao marketing.