Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVAN KELLEROS BALBINO
DATA: 02/09/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de reuniões do DCOS
TÍTULO: A utilização do site de redes sociais de internet Facebook em campanhas eleitorais. Um estudo de caso a partir da campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura; Internet, Facebook; Eleições.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
Com 99 milhões de usuários no Brasil conforme dados divulgados pelo próprio Facebook (2016), as redes sociais têm crescido em tamanho e importância na mobilização de temáticas diversas, incluindo a política e eleitoral. A partir de 2008, com a campanha presidencial de Barack Obama nos EUA, as redes sociais na internet ganham espaço no cenário político e passam a ser incorporadas oficialmente nas eleições brasileiras de 2010, quando a legislação eleitoral permitiu a livre utilização dos sites de redes sociais de internet para fins de campanha. Desde então, tal utilização, com destaque para o Facebook, tem ganhado a atenção dos gestores de campanha político-partidária. Este estudo de caso investiga a utilização do Facebook na campanha eleitoral para governador de Sergipe em 2014 do candidato eleito em primeiro turno Jackson Barreto e tem como locus de pesquisa a linha do tempo da Fan Page do candidato escolhido, com foco para as questões que envolvem a comunicação mediada por computador. Importa refletir sobre qual o uso que o Facebook permite e como ele foi usado pelo candidato estudado. O delineamento metodológico conta com a análise de conteúdo como procedimento complementar ao Estudo de caso, realizado através das postagens do candidato escolhido no período eleitoral de 2014, e avaliando, entre outros elementos, os tipos de interação e tipos de postagens. Parte-se da hipótese de que o Facebook oferece uma plataforma dinâmica para uma variedade de interações e ações de campanha do candidato, alcançando, diuturnamente, um número muito grande de eleitores. Portanto, as possibilidades de usos vão além de reproduzir no espaço virtual as ações de campanha tradicional.