Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE BEAL GALINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE BEAL GALINA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Sala 9A do DBI/UFS
TÍTULO: Ecologia e monitoramento pós-soltura de aves de rapina em área de Mata Atlântica no Estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Área de vida, Reabilitação, Telemetria, Uso do habitat
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Estudos sobre a ecologia de predadores, como as aves de rapina, permitem elucidar o funcionamento das comunidades, suas relações ecológicas e as respostas à eventuais alterações ambientais. Complementarmente, o monitoramento pós soltura de animais reabilitados pode agregar informações relevantes que evidenciem essas relações ecológicas, bem como atestem a efetividade dos processos de reabilitação e de conservação ex situ. Com o objetivo de avaliar esses aspectos, será realizado um estudo ecológico das aves de rapina em área de Mata Atlântica em Sergipe, bem como o monitoramento por telemetria de espécimes provenientes do processo de reabilitação realizado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e nascidas em cativeiro no Instituto Parque dos Falcões. Com os resultados obtidos será possível avaliar a diversidade, a sazonalidade, a área de vida das espécies, o uso e a seleção de habitats, bem como as taxas de sobrevivência pós-soltura. Espera-se que essa pesquisa contribua com informações ecológicas de aves de rapina para o Estado de Sergipe e qualifique o processo de reabilitação e restabelecimento dos animais em ambiente natural - com a finalidade de servir de subsídio a outras estratégias de conservação desenvolvidas pelo Ibama e instituições parceiras.

Externo à Instituição - CARLOS DAVID DA SILVA OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3609354 - JUAN MANUEL RUIZ ESPARZA AGUILAR
Presidente - 1153037 - STEPHEN FRANCIS FERRARI

Notícia cadastrada em: 23/08/2022 10:12