Banca de DEFESA: CAMILA SOUZA NASCIMENTO

DISCENTE: CAMILA SOUZA NASCIMENTO
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/hev-ovbh-hbd
TÍTULO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE RECONCILIAÇÃO INTEGRADORA NO ENSINO DE FÍSICA.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Reconciliação integradora. Terceira Lei de Newton, Empuxo. Aprendizagem Significativa.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

No ensino de Física, nota-se que os conceitos são trabalhados pelos docentes de forma individual, não havendo reconciliação integrativa entre os conteúdos, dificultando a compreensão e a aprendizagem dos estudantes. Essa reconciliação é um dos princípios básicos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, tendo suas contribuições no processo de aprendizagem. Nesse caminho, a reconciliação integrativa entre os conteúdos de Física surge como sendo uma opção promissora, podendo trazer ganhos de aprendizagem aos estudantes e uma importante contribuição para a prática pedagógica dos docentes. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a existência da reconciliação integradora entre a Terceira Lei de Newton e o conceito de Empuxo, a partir das concepções de professores de Física que atuam na educação básica. Este trabalho está alicerçado nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Novak. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por intermédio do questionário, o mesmo foi elaborado pelos pesquisadores e aplicado aos Professores do Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Física – PPGPF da Universidade Federal de Sergipe, ligado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF/polo 11, a aplicação do mesmo foi realizada de forma remota e cuja a participação dos professores foi anônima e aleatória contabilizada ao responder ao questionário online que foi enviado via Google Formulário. O questionário elaborado teve como objetivo verificar as concepções dos professores: se eles têm, usam, fazem ou não a reconciliação integrativa entre os conceitos da Terceira Lei de Newton e o Empuxo. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa, também é uma pesquisa de natureza básica, exploratória e descritiva, que envolve procedimentos de levantamento bibliográfico e documental. Em relação a análise das respostas dadas pelos professores ao questionário, ela foi feita através da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo de análise se deu por meio da categorização das respostas dos professores ao questionário. Os resultados mostram que o uso do processo de reconciliação integradora entre os conceitos da Terceira Lei de Newton e o Empuxo, apesar de não se encontrar presente em todos os discursos dos docentes que participaram desta pesquisa, podem possibilitar aos alunos uma melhor compreensão desses conteúdos, uma vez que o desenvolvimento dessa estratégia de ensino pode e deve proporcionar ao docente buscar retomar à hierarquia dos conceitos a fim de reforçarem as relações significativas existentes entre os conceitos mais específicos e mais inclusivos. Assim, a reconciliação integradora entre conteúdos pode ser considerada uma estratégia promissora para o ensino dos conteúdos de Física, tendo em vista que o seu uso tem um pontencial de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, o que pode acabar contribuindo para o aperfeiçoaamento na formação docente.

Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MILENE RODRIGUES MARTINS
Externo à Instituição - KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES