Banca de DEFESA: MATHEUS DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: MATHEUS DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 25/03/2024
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/ins-ruic-ahv
TÍTULO: Ciência e religião no Ensino de Ciências: visões de mundo de professores do Ensino Básico e o ensino do tema “Origem do Universo”
PALAVRAS-CHAVES: ciência e religião; origem do Universo; ensino de ciências; visão de mundo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O tema Origem do Universo se mostra popular e relevante socialmente e seu ensino é estimulado por documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Mas, quando se busca trabalhá-lo em sala de aula, acaba gerando o choque entre visões de mundo, levantando muitas questões sobre a relação entre ciência e religião. A partir dessa observação, revisões bibliográficas de publicações que estudam esse encontro indicam a necessidade de mais estudos que contribuam para demonstrar a importância de se trabalhar a relação entre ciência e religião no ensino de ciências, especialmente quando se discute o tema Origem do Universo. Essa pesquisa se propôs a realizar essa tarefa, e, para isso, teve como objetivo geral analisar as percepções de professores de física, com diferentes visões de mundo e concepções sobre a relação entre ciência e religião, sobre o tema Origem do Universo. Tendo como bases questionamentos levantados pelo objetivo geral, ela verificou as hipóteses: os professores não têm uma compreensão científica adequada acerca da origem do Universo; há associações envolvendo as visões de mundo e algumas visões sobre a relação entre ciência e religião; não há uma associação entre a visão de mundo e uma adequada compreensão científica da origem do universo; há associações entre algumas visões sobre a relação entre ciência e religião e o nível de compreensão científica da origem do universo. O trabalho foi baseado em estudos que debatem sobre: visão de mundo, falando sobre o desenvolvimento desse conceito, sua definição adotada aqui e sua importância para o ensino de ciências; relação entre ciência e religião, buscando definir ciência e religião, suas possibilidades de relação e a sua influência no ensino de ciências; e Origem do Universo, apresentando o Modelo Padrão da Cosmologia, seus suportes, problemas e ligação com a religião, especialmente o cristianismo, e qual o seu impacto no ensino de ciências. Ela seguirá uma abordagem descritiva, em um delineamento do tipo levantamento. Os participantes da pesquisa foram discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física (PPGPF) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), todos professores de física atuantes. Ela foi realizada de forma on-line, através de respostas a um questionário enviado por e-mail. A análise dos dados se dará de forma quantitativa. Com relação aos resultados obtidos, é valido afirmar que o principal deles foi a observação má compressão geral do tema por parte dos professores, não sendo possível relacionar esse problema à nenhuma das visões de mundo nem das visões sobre a relação entre ciência e religião. Com isso observa-se que os problemas com o ensino do tema origem do Universo são realmente significativos. São necessárias propostas de melhoria para o ensino desse tema, especialmente com o uso de história e filosofia da ciência, podendo assim discutir os conteúdos juntamento com o contexto nos quais eles foram desenvolvidos, ajudando a adquirir uma visão mais ampla da ciência e sua relação com outras esferas sociais, como a da religião.

Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Externo à Instituição - LUCAS GUIMARÃES BARROS
Externo à Instituição - GLÊNON DUTRA
Externo à Instituição - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE