Banca de DEFESA: ALINE SANTOS DE JESUS

DISCENTE: ALINE SANTOS DE JESUS
DATA: 25/03/2024
LOCAL: Híbrido, Didática VII, 4º andar, Sala 408B e https://meet.google.com/pib-awqq-aht
TÍTULO: Argumentação nas atividades de ensino de física para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Deficiência Visual. Educação Inclusiva.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A despeito de um inegável aprimoramento nos processos de ensino, a educação para alunos com deficiência visual na área de ciências da natureza, como também em outras áreas, ainda necessita de avanços. Lecionar para alunos deficientes visuais exige do docente algumas características que possibilitem contornar alguns obstáculos e os estimula fortemente a buscar novas metodologias em seu processo de ensino. Nesse contexto, nosso objetivo, nesta pesquisa, foi o de, a partir de uma revisão sistemática, analisar quais são as categorias de argumentação utilizadas nos artigos, dissertações e teses voltadas para Ensino de Física para alunos com deficiência visual. As etapas do processo de revisão sistemática foram realizadas, tais como a definição da questão da pesquisa, a localização da base dos dados do estudo, o estabelecimento dos critérios da pesquisa e a busca nas bases escolhidas. A categorização, a aplicação e análise dos critérios de exclusão foram realizadas, bem como a elaboração do resumo crítico e a apresentação das conclusões. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com aspectos documental, bibliográfico, exploratório e descritivo. Após a definição da questão, foi feita uma busca e análise dos títulos dos artigos, dissertações e teses, na base de dados do sítio da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e teses e dissertações no sítio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o instituto Benjamin Constant (IBC) e no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) quanto às propostas e atividades de Ensino de Física para alunos com deficiência visual. Em seguida, classificamos os textos em categorias a partir das argumentações e eventuais recursos didáticos utilizados nas atividades. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos a técnica da análise de conteúdo. Como resultados, podemos apontar uma predominância, ainda que pequena, da argumentação justificativa, além de um grande número de trabalhos de mestrados profissionais, voltados à produção de atividades.

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARCUS BESSA DE MENEZES

Notícia cadastrada em: 12/03/2024 14:13