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Banca de DEFESA: JOSEFA MANUELA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEFA MANUELA DOS SANTOS
DATA: 15/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência 402-Didática VII, apresentação Híbrida
TÍTULO: ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS (EPJAI): Um estudo em uma escola do Campo em Paripiranga-BA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino matemática; aprendizagem matemática; Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação do Campo.
PÁGINAS: 197
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A invisibilidade associada a determinados grupos sociais, configura-se como um fator relevante para a inquietação e para a busca por mudanças. Assim, nascem as indispensáveis reflexões e atitudes acerca da Educação do Campo e da Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). Nessa perspectiva nasce o estudo em questão, a partir do problema de pesquisa “Quais as percepções e práticas de ensino e aprendizagem em matemática na EPJAI em uma escola do Campo de Paripiranga-BA?”. Consonante com o problema de pesquisa definiu-se como objetivo geral analisar as percepções e práticas de ensino e aprendizagem de Matemática na EPJAI em uma escola do Campo de Paripiranga-BA. Para o alcance do objeto geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) repertoriar percepções dos/das docentes e discentes participantes da pesquisa sobre EPJAI e Educação do Campo e sobre as especificidades de ensinar e aprender matemática nesse contexto; b) relacionar as práticas de ensino em matemática desenvolvidas no contexto da pesquisa; c) identificar possíveis relações entre os princípios políticos pedagógicos da EPJAI e Educação do Campo no ensino e aprendizagem matemática na escola campo da pesquisa. Trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório, de natureza descritiva e explicativa. Os procedimentos metodológicos incluem análise de dados bibliográficos, por meio de meta-análise na BDTD sobre o objeto de estudo, aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com as e os participantes da pesquisa. São participantes do estudo membros da coordenação do projeto, três professoras (uma de cada área de ensino), 1 pedagoga e 1 agrônoma e 28 educandos e educandas das Fase I (anos iniciais do ensino fundamental) e Fase II (anos finais do ensino fundamental) do projeto em tela.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS
Externo ao Programa - 2528737 - MARILENE SANTOS
Externo à Instituição - CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 11/03/2024 10:27
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