Banca de DEFESA: ELIEL CARDOSO DOS SANTOS

DISCENTE: ELIEL CARDOSO DOS SANTOS
DATA: 21/03/2024
LOCAL: Sala 402 - Didática VII
TÍTULO: A ATENÇÃO SELETIVA COMO CONSTRUCTO NEUROCOGNITIVO POTENCIAL PARA A APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Química. Recursos Didáticos. Neurociência Cognitiva. Teoria das Situações Didáticas.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar uma Sequência Didática (SD) considerando o funcionamento neuronal da atenção seletiva durante o processo de aprendizagem da noção de Funções Orgânicas Oxigenadas (FOO) indicadas para estudantes do 3º ano do Ensino Médio (EM) de uma escola pública da cidade de Aporá. Conduziu-se a investigação, exploratória e experimental sob os princípios da metodologia da Engenharia Didática Clássica (EDC) instituídos por Michèle Artigue (1998). Realizou-se uma análise histórica-epistemológica das Funções Orgânicas (FO) conforme instituídos por Gaston Bachelard (1996). Analisou-se as abordagens referente à organização e o ensino habitual desse saber, utilizando-se documentos oficiais e pesquisas realizadas sobre o ensino das FO, a fim de identificar obstáculos didáticos (OBD) conforme definidos por Brousseau (1983), além da análise de capítulos livros didáticos antigo e atuais. Essas análises resultaram na concepção, realização, avaliação e validação de uma SD fundamentada na atenção seletiva e no processamento cerebral da informação. Sustentou-se teoricamente da Neurociência e Neurociência Cognitiva (NC), em autores como Gazzaniga et al. (2018, 2019), Kandel (2014), Lent (2010), Sternberg (2010) e Cosenza e Guerra (2011). A respeito da atenção seletiva, ao explica os mecanismos de busca dos estímulos com base em características da representação das FOO em um campo visual, considerou-se a Teoria da Integração de Características (TIC), desenvolvida por Treisman e Gelade (1980). Participaram dessa pesquisa estudantes de duas turmas do 3º ano do EM. Estruturou-se a SD em quatro momentos com atividades apoiadas nos princípios da Teoria das Situações Didáticas (TSD), desenvolvida por Guy Brousseau (1986) com o propósito de modelar o processo de aprendizagem. Os resultados indicam que as modelações de situações didáticas, nas quais foram empregados recursos didáticos, proporcionaram aos estudantes um melhor desempenho no foco atencional, quando comparadas às atividades puramente escritas, e promoveram uma aprendizagem mais eficaz sobre as FOO. Os recursos didáticos desempenharam um papel fundamental na melhoria do estado atentivo seletivo dos estudantes.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - ELIANE SANTANA DE SOUZA OLIVEIRA
Externo à Instituição - AGNALDO ARROIO