Banca de DEFESA: MAKEL BRUNO OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: MAKEL BRUNO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática (DMA/UFS)
TÍTULO: LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: AVANÇOS E LIMITAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO SUL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica. Educação Básica. Laboratório de Ciências.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Dentre os desafios que permeiam o cenário educacional, encontra-se o uso do Laboratório de Ciências nas escolas, fomentando pesquisas que objetivam investigar as ações realizadas nesse espaço e verificando de que forma seu desenvolvimento pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem, de modo a ampliar o conhecimento científico dos alunos. As atividades experimentais possuem um importante papel neste processo por motivarem os alunos com novas formas de aprender, gerando o envolvimento deles nas aulas. Diversos autores, estudando as deficiências na Alfabetização Científica, abordam a ausência de aulas experimentais na Educação Básica. Em vista disso, e buscando contribuir para entender a situação das escolas estaduais da região sul de Sergipe, no que tange à existência e ao uso dos laboratórios de ciências, propus um trabalho que tem como objetivos: (1) Verificar como as políticas públicas incentivam a implantação e o uso dos Laboratórios de Ciências nas escolas estaduais; (2) Descrever como os documentos oficiais regulamentaram a implantação dos Laboratórios de Ciências nas escolas estaduais da região sul de Sergipe; (3) Identificar a realidade atual da estrutura física dos Laboratórios de Ciências para o ensino de Biologia; (4) Identificar a articulação dos Laboratórios de Ciências com o ensino de Biologia no tocante as práticas dos professores; (5) Identificar as contribuições das práticas educativas realizadas no Laboratório de Ciências na melhoria do processo de ensino e aprendizagem em Biologia a partir do discurso dos professores. A pesquisa envolveu 16 professores de Biologia (1ª a 3ª Série do Ensino Médio) lotados nas nove escolas estaduais da região sul de Sergipe que têm em suas estruturas físicas Laboratórios de Ciências As informações foram obtidas através da aplicação de um questionário priorizando uma abordagem qualitativa, com perguntas abertas, para verificar se os laboratórios estão ou não sendo utilizados, para quais atividades e quais os resultados que estão sendo obtidos. Após a coleta de dados, foi realizada a análise e a escolha das informações que serviriam como fonte para a pesquisa. Os resultados foram analisados através de Análise Textual Discursiva (ATD). Após análises dos documentos e das narrativas dos sujeitos, constatei que os resultados revelaram desafios significativos, como a carência de políticas públicas que incentivem o uso desses espaços, a inadequação da infraestrutura e a falta de investimentos. Apesar das dificuldades, os professores reconhecem a importância do Laboratório de Ciências na promoção da Alfabetização Científica, ressaltando a necessidade de eventos científicos e práticas experimentais para aproximar teoria e prática. A pesquisa também evidenciou a deficiência na formação inicial e continuada dos professores em relação ao uso do laboratório. Concluo que que para o Laboratório de Ciências desempenhe efetivamente sua função, é necessário que haja uma maior integração entre o poder público, gestão escolar, a formação continuada dos professores e participação dos alunos. Tais elementos apresentam-se como relevante para superar o distanciamento que há entre teoria e prática, proporcionando uma compreensão aprimorada sobre a Ciência e seus conteúdos, e contribuindo para a Alfabetização Científica dos alunos.

Presidente - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Externo à Instituição - ALICE ASSIS

Notícia cadastrada em: 20/02/2024 08:59