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Banca de DEFESA: MYLLENA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYLLENA DOS SANTOS
DATA: 21/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 402 Didática VII
TÍTULO: PERFIL SEMÂNTICO DOS QUESTIONAMENTOS NAS AULAS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Teoria dos Códigos de Legitimação; Questionamentos; Dimensão Semântica; Ensino de Química.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo geral avaliar a relação entre a abordagem comunicativa do professor e a dimensão semântica dos questionamentos realizados em aulas de Química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estruturada no formato multipaper, organizando-se em três artigos. O primeiro artigo é uma pesquisa documental, o segundo se caracteriza como um ensaio teórico e o terceiro trata-se de uma pesquisa empírica. Cada um deles compreende a objetivos específicos e são independentes entre si, ao mesmo tempo que estão conectados uns aos outros para atingir o objetivo geral desse estudo. A partir da Revisão Sistemática da Literatura (Artigo 1), foram construídos dois dispositivos de tradução para analisar a dimensão semântica dos questionamentos (Artigo 2) a fim de categorizar as aulas de duas professoras de Química do Ensino Médio da rede pública de ensino (Artigo 3). As aulas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise a partir dos conceitos de gravidade e densidade semântica da Teoria dos Códigos de Legitimação (LCT). Além disso, foram categorizadas a partir da noção de Abordagem comunicativa de Mortimer e Scott. Os resultados obtidos apontam que os questionamentos predominantes nas aulas das professoras são os de baixo e médio nível cognitivo e apenas nas aulas da professora B houve incidência de questionamentos de alto nível cognitivo. Em relação à abordagem comunicativa, constatou-se predominância do discurso interativo/de autoridade para a professora A e interativo/dialógico para a professora B. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que os questionamentos sobre conceitos químicos mais abstratos – aqueles presentes no nível 4 de gravidade semântica – são característicos da abordagem comunicativa interativa/de autoridade, que integra as perguntas que buscam chegar ao ponto de vista científico. A partir desses resultados ressalta-se a importância da variação dos questionamentos na sala de aula, bem como a transição entre os quatro tipos de abordagem comunicativa. Os resultados também apontam que as ferramentas analíticas desenvolvidas nessa pesquisa possibilitam à análise e reflexão das práticas docentes, quanto aos tipos de questionamentos adotados na sala de aula de Química, buscando o aprimoramento das práticas pedagógicas com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1552042 - ALEXANDRA EPOGLOU
Externo à Instituição - TÁSSIA ALEXANDRE TEIXEIRA BERTOLDO

Notícia cadastrada em: 06/02/2024 08:21
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