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Banca de DEFESA: GÉSSICA MARIA AMARANTE CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GÉSSICA MARIA AMARANTE CONCEIÇÃO
DATA: 17/01/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Híbrida/Sala 20 DQI
TÍTULO: Atividades investigativas no Ensino de Ciências como uma perspectiva de enculturação cientifica para os anos iniciais da Educação Básica
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento Científica; Ensino aprendizagem; Sequência de Ensino Investigativo.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

No Ensino de Ciências verificam-se cada dia mais estudos propondo alternativas para construir abordagens pedagógicas capazes de estimular a autonomia e a criticidade dos alunos frente aos problemas da sociedade, evidenciando que a Ciência é constituída por demandas cotidianas que precisam ser estudadas com base em conhecimento científico. Nessa circunstância essa pesquisa apresentou como objetivo caracterizar quais são os aspectos da abordagem investigativa que promovam o processo de Enculturação Científica no contexto da sala de aula nos anos iniciais da Educação Básica. Em busca de um recurso que pudesse contribuir ao objetivo desse estudo, foi usado a Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com o propósito de permitir o estimulo ao estudante a resolver problemas do seu cotidiano. Para a construção desse material considerou-se as ideias de Anna Maria Pessoa de Carvalho sobre Atividades Investigativas, seguindo as seguintes etapas: i) proposição do problema, também conhecido como formulação de hipótese; ii) resolução do problema, que se constitui com o contato da experimentação; iii) sistematização/ teorização; iv) escrever/desenhar, que marca a “conclusão” do conhecimento que se constituiu. A recolha dos resultados se deu por meio da aplicação da Sequência de Ensino Investigativo em uma turma do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Cícero Dantas- BA com a participação de 10 alunos. A Sequência de Ensino passou pelo processo de validação de especialistas, por três pesquisadoras da temática atividade investigativa, na qual foi analisado a relevância do material por meio do teor investigativo, que dependendo do processo de mediação do professor alcança-se no aluno um grau de liberdade intelectual considerável diante do estudo de Carvalho. Assim, como resultados, foi percebido que ao trabalhar com esse tipo de recurso, o professor possibilita que o aluno vivencie fortaleça a resolução de problemas em meio as situações reais, sendo elas apresentadas por etapas. Na qual a construção do conhecimento se constitui de maneira progressiva e integrada entre o saber cotidiano e o saber científico. Desse modo, é compreendido que esse processo possibilita a construção de futuro cidadãos críticos e reflexivos para atuarem em demandas sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - FABIANA DA SILVA KAUARK

Notícia cadastrada em: 17/01/2024 09:39
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