Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYLA SILVA SANTOS

DISCENTE: MAYLA SILVA SANTOS
DATA: 21/12/2023
LOCAL: Campus São Cristóvão, São Cristóvão - SE (a atividade será remota: meet.google.com/zbr-xkbj-whp)
TÍTULO: A NATUREZA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: ANÁLISE DE EXEMPLARES DO PNDL 2021 DE UMA ESCOLA NO INTERIOR DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: História da Natureza da Ciência; Ensino de Ciências; História da Ciência; Química; Ensino Médio

A ideia de ciência construída pelos estudantes e reforçada pela maioria dos livros didáticos é baseada em cientistas dedicando suas vidas à realização de experimentos e à formulação de teorias científicas baseadas em suas descobertas. Devido a esse estereótipo, aumenta a necessidade de uma abordagem que considere a ciência em construção contínua, destacando o seu carácter linear e independente dos fatores sociais envolventes. Com isso, destaca-se a História da Ciência na busca de desconstruir essa imagem distorcida, enfatizando o caminho de criação do conhecimento científico e não apenas os resultados positivos desses processos. Nesse contexto, tivemos como objetivo principal analisar as concepções sobre a natureza da Ciência presentes em exemplares de livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro Didático utilizados no ensino médio, buscando compreender como essas concepções influenciam a formação de visões científicas nos estudantes. Especificamente, buscamos avaliar as representações da Ciência nos Livros Didáticos; analisar a abordagem epistemológica dos conteúdos científicos; e investigar a inclusão de aspectos sociocientíficos e históricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental na qual foram realizadas Análise de Conteúdo de dois Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, voltados para 1ª série do ensino médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021. Em cada livro será feita a marcação de todas as ocorrências relacionadas à História e Natureza da Ciência, por exemplo: textos presentes no corpo dos capítulos, ilustrações, exercícios, caixas de textos e seções sugerindo leituras complementares. A princípio, as ocorrências serão agrupadas em quatro categorias: 1) Vida dos personagens (filósofos, pensadores ou cientistas); 2) Abordagem das ideias/descobertas; 3) Evolução da Ciência; e 4) Quem faz a Ciência. Outras categorias e fundamentos teóricos poderão ser acrescentados para melhor análise e alcance dos objetivos aqui apresentados.

Presidente - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - JACKELYNE DE SOUZA MEDRADO

Notícia cadastrada em: 12/12/2023 14:38