A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE PEREIRA SANTOS SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANE PEREIRA SANTOS SOUZA
DATA: 21/12/2023
HORA: 08:40
LOCAL: Auditório PPGECIMA
TÍTULO: CIÊNCIA NO YOUTUBE® UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DE VÍDEOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO SOBRE ENERGIA ELÉTRICA
PALAVRAS-CHAVES: YouTube®. Critérios. TDIC. Alfabetização Científica. Física.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

A tecnologia tem demonstrado ser uma forte aliada da educação, desempenhando um papel fundamental de ampliar os horizontes da sala de aula. Promovendo mudanças significativas nas formas de ensinar e aprender, a presença das ferramentas digitais tem facilitado a disseminação do conhecimento a respeito de ciência e contribuído para o processo de alfabetização científica da sociedade. São as potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) que possibilitaram grandes transformações nas maneiras de comunicação, estudo e pesquisa. Um desses recursos é o YouTube® que, como tecnologia educacional, tem proporcionado acesso livre e democrático ao conhecimento em diversas áreas ao público leigo em ciência. Como também, contribui para a aprendizagem de estudantes, oferecendo suporte ao seu processo de formação em períodos e espaços fora do contexto escolar, auxiliando na compreensão de conceitos. Nesse sentido, o presente trabalho aborda um estudo a respeito de critérios para a seleção de vídeos da plataforma YouTube®, que atenda ao contexto do ensino de Física, com o objetivo de investigar a potencialidade dos vídeos sobre ciência do YouTube® como ferramenta para a alfabetização científica de estudantes e do público não especializado, com ênfase na compreensão de conceitos relacionados à energia elétrica. O desenvolvimento desse estudo consiste em um levantamento de publicações a respeito da temática em questão, com a pretensão de obter conhecimento sobre o que vem sendo abordado pela literatura e quais critérios de seleção os profissionais da educação têm utilizando para ter acesso a conteúdos com embasamento teórico. Além disso, inclui a análise de vídeos sobre energia elétrica selecionados no YouTube® por meio da utilização desses critérios de seleção e a elaboração de uma proposta de sequência didática com base nos resultados da análise.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 08/12/2023 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e