Banca de DEFESA: ISABELA TORRES OLIVEIRA

DISCENTE: ISABELA TORRES OLIVEIRA
DATA: 20/12/2023
LOCAL: Sala 302 didática VII e Remota
TÍTULO: Desafios, Superadores e Lições: a Prática Docente sob a influência da Pandemia de COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia de COVID-19, Prática Docente, Teoria dos Códigos de Legitimação
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

As mudanças educacionais desencadeada pela pandemia da COVID-19 trouxe desafios sem precedentes, demandando adaptações e flexibilidades tanto por parte dos professores quanto dos estudantes durante esse período singular. Este estudo tem como objetivo explorar os obstáculos enfrentados pelos professores durante as aulas remotas no contexto pandêmico e no retorno ao ensino presencial, além de buscar, a partir da percepção destes se houve impactos da pandemia na prática docente e no processo de aprendizagem e de que forma esses impactos influenciaram nas interações discursivas promovidas em sala de aula. Esta pesquisa integra um projeto mais amplo intitulado “Métodos de produção de dados sobre vulnerabilidade e qualidade de vida (físico-psicológica, social e ambiental) no pós-pandemia da COVID-19” que busca avaliar os reflexos da pandemia no processo de ensino e aprendizagem e na qualidade de vida de professores e estudantes em contextos urbanos e rurais/extrativistas, oferecendo insights valiosos para o aprimoramento contínuo da educação em um contexto pós-pandêmico. Para alcançar tais objetivos foi desenvolvido e aplicado um questionário a professores da educação básica na rede pública de ensino em todas as regiões do Brasil e acompanhado algumas aulas ministradas por uma professora de Química durante o ensino remoto e atualmente. Essas aulas foram gravadas e transcritas para análise das interações discursivas através da lente da dimensão Semântica, que é parte da Teoria dos Códigos de Legitimação (LCT). Os resultados obtidos sugerem que a pandemia pode ter contribuído para a não efetiva aprendizagem dos estudantes, impactando tanto na falta de acessibilidade a tecnologias digitais e internet por parte dos estudantes como também na saúde mental e qualidade de vida dos professores. A partir desses resultados, podem ser delineados metas e estratégias para aprimorar a qualidade de vida, assim como o processo de ensino e aprendizagem visando um futuro educacional mais eficaz e inclusivo.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo ao Programa - 965.029.161-04 - GRACIELA DA SILVA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FERNANDO FREI