Banca de QUALIFICAÇÃO: BENTO PAULO BALOI

DISCENTE: BENTO PAULO BALOI
DATA: 30/09/2023
LOCAL: Campus Itabaiana
TÍTULO: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO DA MACHAMBA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS INTERCULTURAL EM UMA ESCOLA MOÇAMBICANA
PALAVRAS-CHAVES: educação em Ciências, educação intercultural, Moçambique,
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este texto de qualificação de Mestrado tem como objetivo investigar se e como as realidades, os conhecimentos e as identidades da machamba moçambicana estão inseridos na proposta pedagógica de Educação em Ciências, desenvolvida no ano letivo de 2022, na Escola Secundária de Chicualacuala, localizada no distrito de Chicualacuala, em Moçambique. Esta escola localiza-se em Moçambique, província de Gaza, distrito de Chicualacuala, Vila Eduardo Mondlane no bairro “A”. Esta pesquisa apresenta um abordagem de natureza metodológica qualitativa, por ser um processo indutivo que visa compreender os fenômenos desde os mais simples até aos mais complexos e que no final são espelhados num funil, onde todos os dados recebidos são inspecionados num processo de baixo para cima. Ao escolher este tipo de pesquisa, recorremos como base os estudos de Bogdan e Bicklen (1982) em que a partir de investigação a qualitativa se obtém dados descritivos no contato direto do pesquisador com a situação estudada preocupando se com o processo e não com o resultado final. A análise dos documentos é realizada com base em Cellard (2005). Serão analisados o Plano Político Pedagógico da escola e o Plano Curricular do Ensino Secundário do 1o ciclo (área de Ciências) elaborado pelo Ministério da Educação de Moçambique, considerando os seguintes eixos: autenticidade e a confiabilidade do texto; natureza do texto; contexto e, por fim, analisamos os conceitos chaves e a lógica interna do texto.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Externo ao Programa - 3152732 - LIVIA JESSICA MESSIAS DE ALMEIDA

Notícia cadastrada em: 30/09/2023 07:13