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Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM JOAQUIM SANTOS DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM JOAQUIM SANTOS DE SANTANA
DATA: 06/10/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática - DMA/UFS
TÍTULO: A NOÇÃO DE ECOLOGIA DO SABER: UM ESTUDO SOBRE O OBJETO QUADRILÁTERO
PALAVRAS-CHAVES: Quadriláteros. Ecologia do didático. Livro didático de matemática. Documentos curriculares. Anos finais do ensino fundamental
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Nesta pesquisa, tem-se ênfase no objeto quadriláteros, sob a perspectiva da ecologia do didático – noção que faz parte de uma das principais teorias fundadas por Yves Chevallard, a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Para tanto, definiu-se como questão de pesquisa: Como o objeto quadrilátero é abordado nos documentos curriculares e livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental, considerando as três dimensões fundamentais do problema didático apoiadas pela Teoria Antropológica do Didático (TAD)? Para respondê-la, delineou-se a abordagem qualitativa para o estudo com caráter bibliográfico, documental e exploratório a partir dos seguintes objetivos: Identificar e caracterizar pesquisas que abordem o estudo de quadriláteros em documentos oficiais e/ou livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, preferencialmente, sob a perspectiva Ecológica do Didático; Identificar como o objeto quadriláteros está presente nos documentos curriculares (Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Currículo de Sergipe, Matriz Curricular de Sergipe, Parâmetros Curriculares Nacionais dos anos finais do ensino fundamental – PCN-Matemática, Plano Nacional do Livro e Material Didático – PNLD); Selecionar a coleção de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental mais frequente para análise do objeto geométrico em questão, consoante aos PNLD’s do período de 2002 a 2020; Apresentar uma análise sob as três dimensões da Ecologia do Didático acerca do objeto quadriláteros para os anos finais do Ensino Fundamental, em particular, na dimensão epistemológica referente ao Modelo Epistemológico de Referência (MER) de Cuellar (2021). Dentre os resultados obtidos parcialmente, foi identificado que nos documentos curriculares analisados, há mudanças quanto à estrutura e forma de apresentar as orientações sobre este objeto. Dentre os livros didáticos de matemática levantados em relação aos PNLD’s do período 2002 a 2020, apenas uma coleção foi a mais adotada na rede estadual de Sergipe – A Conquista da Matemática. No decorrer desse período, alguns habitats deixaram de existir, como também a funcionalidade do objeto quadrilátero mudou na nova edição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 02/10/2023 10:30
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