Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIEL CARDOSO DOS SANTOS

DISCENTE: ELIEL CARDOSO DOS SANTOS
DATA: 05/10/2023
LOCAL: Didática VII
TÍTULO: A ATENÇÃO SELETIVA COMO CONSTRUCTO NEUROCOGNITIVO POTENCIAL PARA A APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Seletiva. Funções Orgânicas Oxigenadas. Neurociência Cognitiva.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma Sequência Didática, considerando o funcionamento neuronal da atenção seletiva para auxiliar na aprendizagem da noção de Funções Orgânicas Oxigenadas (FOO) de estudantes do 3º ano do Ensino Médio (EM) de uma escola pública. Esta investigação, exploratória e experimental, foi conduzida de acordo com princípios metodológicos da Engenharia Didática Clássica (EDC) instituídos por Michèle Artigue (1998). Inicialmente, realizou-se uma análise histórica-epistemológica da Química em direção às FOO para identificar os obstáculos epistemológicos (OBE) instituídos por Gaston Bachelard (1996). Analisaram-se as abordagens sobre a organização e o ensino habitual desse conteúdo, utilizando-se documentos oficiais e pesquisas realizadas nessa área, a fim de identificar obstáculos didáticos (OBD) definido por Brousseau (1983), além das analisar livros didáticos (LD) antigo e atuais. Essas análises tiveram como objetivo construir considerações para nortear a estruturação da uma Sequência Didática (SD), levando em conta as características da atenção seletiva e do processamento cerebral da informação desde o órgão periférico, o olho, até o Sistema Nervoso Central (SNC). Para fundamentar esse estudo, considerou-se os constructos teóricos da Neurociência e Neurociência Cognitiva, as obras de Gazzaniga et al. (2018, 2019), Kandel (2014), Lent (2010), Sternberg (2010) e Cosenza e Guerra (2011). Nesse contexto sobre a atenção, considerou-se a Teoria da Integração de Características (TIC), desenvolvida por Treisman e Gelade (1980), que explica os mecanismos de busca de estímulos com base em suas características em um campo visual. A esse respeito disso, a pesquisa aborda as dificuldades de aprendizagem em representar, identificar, classificar e nomear as FOO em relação às suas características estruturais e funcionais. Seguindo o curso da EDC, na concepção e análise a priori, caracteriza-se o campo de investigação no qual se pretende intervir didaticamente, atentando aos recursos didáticos e aos ambientes disponíveis. Além disso, caracteriza-se os participantes de pesquisa para a concepção da SD. Essa está organizada em quatro momentos constituídos por atividades, apoiando-os nos princípios da Teoria das Situações Didáticas (TSD), desenvolvida por Guy Brousseau (1986) e evocada no trabalho de Almouloud (2017) com o propósito de modelar o processo de aprendizagem. Para cada momento, destina-se o emprego de recursos didáticos para auxiliar no estado atencional do estudante em vista a aprendizagem. Dentre os recursos didáticos, destacam-se: vídeo, kit molecular, jogo de tabuleiro físico e um jogo online do tipo questionário, todos com abordagem nas FOO. Para cada atividade, foram estabelecidos os objetivos, elencadas as competências e habilidades a serem desenvolvidas, as variáveis macrodidáticas e microdidáticas envolvidas, as hipóteses e os possíveis comportamentos observáveis ou não, com a intervenção, conforme a EDC, na fase posterior, a experimentação.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 033.482.325-03 - ELIANE SANTANA DE SOUZA OLIVEIRA
Externo à Instituição - AGNALDO ARROIO

Notícia cadastrada em: 26/09/2023 16:35