Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS SILVA DOS REIS

DISCENTE: THAIS SILVA DOS REIS
DATA: 03/10/2023
LOCAL: PPGECIMA - Sala de Videoconferência
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM SOBRE QUEDA LIVRE
PALAVRAS-CHAVES: Sequências de Ensino Investigativas. Aprendizagem de Física. Queda Livre dos Corpos.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Um ensino de ciências que promova o desenvolvimento crítico e ativo dos estudantes perante os avanços tecnológicos e cientificos da sociedade moderna é almejado por muitos pesquisadores da área da educação. Nesse contexto, o ensino por investigação através de Sequências de Ensino Investigativas (SEI), é tido por muitos autores como promissor no que se refere a um processo de ensino e aprendizagem que desenvolve nos estudantes caracteristicas que pontecializam o desenvolvimento de atitudes cientificas na compreensão de fenômenos naturais, tornando os estudantes ativos na construção do seu próprio conhecimento, visto que segundo Carvalho (2013), as atividades investigativas promove a capacidade de argumentação, comunicação e a criação de estratégias que viabilizam a elucidação de problemas. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral: Produzir e vivenciar uma SEI sobre o conteúdo de Queda Livre dos Corpos em uma turma do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto (IFS) com o intuito de identificar evidências da aprendizagem conceitual de Queda Livre dos Corpos através da SEI; caracterizar as potencialidades da SEI para a aprendizagem de Física; e identificar limitações da SEI para o processo de aprendizagem. A escolha por abordar o ensino por investigação através de uma SEI nessa pesquisa partiu da necessidadade de contribuir para o ensino e aprendizagem de Física, tendo em vista os diversos problemas que os alunos vem enfrentando na aprendizagem dos conceitos cientificos dessa disciplina. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa e estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados uma SEI baseada nas atividades investigativas descritas por Carvalho (2013) e um questionário como pré-teste e pós-teste. Com a metodologia apresentada pretende-se alcançar os objetivos dessa pesquisa.

Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARCELO TADEU MOTOKANE

Notícia cadastrada em: 24/09/2023 21:32