Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA SANTOS SILVA

DISCENTE: TALITA SANTOS SILVA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Sala de aula virtual
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DE CASOS INVESTIGATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Casos investigativos; Questões Sociocientíficas; Ensino de Ciências.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de argumentação instaurado durante as investigações desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental II, em torno de casos de natureza sociocientífica, buscando relacionar tal processo às características dos casos, aos padrões de interação, bem como às características dos argumentos elaborados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interventiva, a qual é caracterizada por práticas que conjugam processos investigativos ao desenvolvimento concomitante de ações que podem assumir natureza diversificada. Diante dos vários tipos de pesquisa de natureza interventiva, aquela que nos propomos a desenvolver corresponde a uma Pesquisa de Aplicação, por envolver planejamento, aplicação (execução) e análise de dados sobre o processo desenvolvido. A coleta de dados será realizada em uma escola pública da cidade de Aracaju-SE, em uma turma do 6º ano, em que será aplicada uma sequência de ensino investigativa tendo como cerne caso(s) sóciocientífico(s). Para o registro de dados, serão utilizadas gravações de áudio e vídeo e questões propostas no material didático. Os dados assim registrados serão analisados por meio do Padrão de Argumento de Toulmin, envolvendo sua releitura proposta por Gonçalves-Segundo (2022) e de categorias da estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott (2003). Consideramos que os resultados da pesquisa contribuirão para a reflexão de pesquisadores e professores acerca de metodologias de ensino que favorecem a aquisição de habilidades investigativas e elaboração de argumentos pelos alunos, de acordo com o que é requerido na perspectiva da alfabetização científica.

Presidente - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Externo à Instituição - VERÔNICA TAVARES SANTOS BATINGA

Notícia cadastrada em: 24/09/2023 21:06