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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SOUZA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SOUZA NASCIMENTO
DATA: 28/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do PPGFI no Departamento de Física - UFS
TÍTULO: Uma análise do processo de reconciliação integradora em aulas de física a partir das concepções dos professores.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Reconciliação integradora, Terceira Lei de Newton, Empuxo. Aprendizagem Significativa.
PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: No ensino de Física, nota-se que os conceitos estão sendo trabalhados pelos docentes de forma individual, não havendo reconciliação integrativa entre os conteúdos, dificultando a compreensão e a aprendizagem dos estudantes. Essa reconciliação é um dos princípios básicos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, tendo suas contribuições no processo de aprendizagem. Nesse caminho, a reconciliação integrativa entre os conteúdos de Física surge como sendo uma opção promissora, podendo trazer ganhos de aprendizagem aos estudantes e uma importante contribuição para a prática pedagógica dos docentes. Esta pesquisa tem como objetivo identificar a existência da reconciliação integradora entre a Terceira Lei de Newton e o conceito de Empuxo, a partir das concepções de professores de Física que atuam na educação básica. Este trabalho está alicerçado nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Novak. A coleta de dados desta pesquisa ocorrerá por intermédio do questionário, o mesmo foi elaborado pelos pesquisadores desta pesquisa e será aplicado aos Professores do Programa de Pós Graduação em Ensino de Física – PPGPF da Universidade Federal de Sergipe, ligado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF/polo 11, a aplicação do mesmo será realizada de forma remota e cuja a participação dos professores será anônima e aleatória contabilizada ao responder um questionário online que será enviado via Google Formulário. O questionário elaborado tem como objetivo verificar as concepções dos professores: se eles têm, usam, fazem ou não a reconciliação integrativa entre os conceitos da Terceira Lei de Newton e o Empuxo. Esta pesquisa apresenta aspectos qualitativos, também é uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Em relação a análise das respostas dadas pelos professores ao questionário, ela será feita através da Análise Textual Discursiva (ATD). Pretende-se com a análise dos questionários, identificar como o processo de reconciliação integradora entre os conceitos da Terceira Lei de Newton e o Empuxo ensinado aos alunos, podem possibilitar a eles uma melhor compreensão desses conteúdos, tendo em vista que o seu uso tem o potencial de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, assim como identificar como essa estratégia de ensino pode contribuir para um aperfeiçoamento na formação docente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Externo ao Programa - 1903934 - MILENE RODRIGUES MARTINS
Externo à Instituição - KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES

Notícia cadastrada em: 24/09/2023 21:05
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