Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA CONCEIÇÃO SANTOS SOUSA

DISCENTE: VANESSA CONCEIÇÃO SANTOS SOUSA
DATA: 06/10/2023
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática - DMA/UFS
TÍTULO: UM ESTUDO ECOLÓGICO SOBRE FRAÇÕES RELACIONADO AO CONCEITO DE PERÍMETRO E ÁREA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTUDO E PESQUISA
PALAVRAS-CHAVES: Anos finais do Ensino Fundamental. Área e perímetro. Atividades de Estudo e Pesquisa. Dimensões do problema didático. Números Fracionários.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objetivo desta dissertação é apresentar uma sequência de Atividades de Estudo e Pesquisa sobre o estudo de frações associado ao conceito de área e perímetro em nível de 6º ano do Ensino Fundamental. Ao tomarmos como referência a Teoria Antropológica do Didático (TAD), buscamos elaborar uma sequência de cinco atividades a partir dos estudos de Silva (2005) e Almouloud e Silva (2021), ao elaborarem modelos respectivos às três dimensões do problema didático voltado ao objeto números fracionários. Nesses estudos, afirma-se que as abordagens desse objeto em sala de aula se concentram na ideia de concepção parte-todo, utilizando a técnica de dupla contagem das partes, principalmente no aspecto de "saber-fazer" em detrimento do desenvolvimento do entendimento que justifica essas técnicas. O que resulta na ausência de aprofundamento na compreensão por parte dos estudantes. Para tanto, enquadramos o trabalho como pesquisa qualitativa, cujo processo de coleta de dados envolve estudo bibliográfico e documental sobre o objeto matemático em questão, além de incluir elementos de pesquisa exploratória e pesquisa ação, considerando o fato de que a referida sequência ainda será aplicada em uma turma de 6° ano do ensino fundamental de uma escola de rede pública. Para elaborar tais atividades, tomamos como parâmetro as três dimensões: dimensão epistemológica (Modelo Epistemológico de Referência – MER – refere-se ao estudo da razão de ser e existir o objeto matemático em jogo; dimensão econômica (Modelo Epistemológico Dominante – MED, voltado ao estudo de documentos curriculares) e dimensão ecológica (Modelo Praxeológico de Referência – MPR, contemplando também, uma análise de livros didáticos de matemática do 6° ano aprovados pelo PNLD). Para aplicação das referidas AEP, temos como intuito favorecer um estudo dos números fracionários relacionados a: concepções de medida, distribuição e comparação, as quais podem ser construídas por meio das relações parte-todo, medida, quociente, razão e operador. A aplicação será sob os princípios da Engenharia Didática, conforme suas quatro fases: análise preliminar; análise a priori; experimentação e análise “in vivo”; e análise a posteriori.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1787729 - RICARDO NICASSO BENITO
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA