Banca de QUALIFICAÇÃO: UASLEI BRITO DE ANDRADE

DISCENTE: UASLEI BRITO DE ANDRADE
DATA: 29/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/pdb-woje-yvk
TÍTULO: GAME “AVENTURA MEDIEVAL” COMO POSSIBILIDADE DE APRENDER TÓPICOS DE CINEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Ensino Médio. Gamificação. Tecnologias Digitais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

O presente estudo apresenta uma proposta de desenvolvimento e aplicação de um software como instrumento de aprendizagem na disciplina de Física. O Aventura Medieval, objeto educacional utilizado na pesquisa, é um game de Aventura em 2D desenvolvido no motor de jogo (ou engine) Unity com o auxílio da linguagem de programação C#, que aborda os conceitos de Cinemática, conteúdo normalmente visto na primeira série do ensino médio. O jogo digital possui acesso aberto na loja de aplicativos do sistema operacional android. Para verificar as possibilidades de aprendizagem do jogo, os usuários terão que cumprir missões estabelecidas de acordo com o avanço dos mapas, estas que abordam conceitos físicos contextualizados com a necessidade de cada situação encontrada no mapa. Após a conclusão das respectivas missões, são concedidos ao jogador recompensas como estímulos a continuar utilizando o game. Os participantes da pesquisa para a coleta de dados são alunos da primeira série do ensino médio de uma escola da rede privada, localizada na região metropolitana da capital de São Paulo. O tipo de pesquisa utilizada para a avaliação dos resultados será na forma qualitativa, visando analisar os indícios de aprendizagem dos alunos antes e depois de utilizar o Aventura Medieval para posteriomente preencher um questionário sobre suas impressões em relação ao uso de tecnologias digitais nos processos de aprendizagem, assim como dar um feedback sobre a dinâmica na qual o game é utilizado. Os resultados buscarão verificar se o uso de games pode ou não contribuir para a aprendizagem dos conceitos e fenômenos físicos, além de também promover maior interesse pela Física.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - LEANDRO SILVA MORO
Externo à Instituição - CARLOS MAXIMILIANO DUTRA