Banca de QUALIFICAÇÃO: MAKEL BRUNO OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: MAKEL BRUNO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Did VII sala 108 B
TÍTULO: LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: AVANÇOS E LIMITAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO SUL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Atividades Experimentais. Educação Científica. Laboratório de Ciências.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Dentre os desafios que permeiam o cenário educacional, encontra-se o uso do Laboratório de Ciências nas escolas, fomentando pesquisas que objetivam investigar as ações realizadas nesse espaço e verificando de que forma seu desenvolvimento pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem, de modo a ampliar o conhecimento científico dos alunos. As atividades experimentais investigativas possuem um importante papel neste processo por motivarem os alunos com novas formas de aprender, gerando o envolvimento deles nas aulas. Diversos autores estudando as deficiências na educação científica, remetem à ausência de aulas experimentais na Educação Básica. Em vista disso, e buscando contribuir para entender a situação das escolas estaduais da região sul de Sergipe, no que tange a existência e ao uso dos laboratórios de ciências, este trabalho tem como objetivos: (1) Verificar como as políticas públicas incentivam a implantação e o uso dos Laboratórios de Ciências nas escolas estaduais; (2) Descrever como os documentos oficiais regulamentaram a implantação dos Laboratórios de Ciências nas escolas estaduais da região Sul de Sergipe; (3) Identificar a realidade atual da estrutura física dos Laboratórios de Ciências para o ensino de Biologia; (4) Identificar a articulação dos Laboratórios de Ciências com o ensino de Biologia no tocante as práticas dos professores; (5) Identificar as contribuições das práticas educativas realizadas no Laboratório de Ciências na melhoria do processo de ensino e aprendizagem em Biologia a partir do discurso dos professores. A pesquisa envolveu os professores de Biologia (1ª a 3ª Série do Ensino Médio) das nove escolas estaduais da região sul de Sergipe que têm em suas estruturas físicas Laboratórios de Ciências. Para conhecer como se deu a implantação dos Laboratórios de Ciências nas escolas, foram analisados documentos e leis, e realizadas observações in loco para verificar como estão constituídos os referidos laboratórios. Para coleta de dados junto aos professores, foi utilizado um questionário, para verificar se os laboratórios estão ou não sendo utilizados, para quais atividades e quais os resultados que estão sendo obtidos. Foi priorizada uma abordagem qualitativa. Após a coleta de dados, foi realizada a análise e a escolha das informações que serviriam como fonte para a pesquisa. Os resultados estão sendo analisados através de Análise Textual Discursiva (ATD).

Presidente - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Externo à Instituição - ALICE ASSIS

Notícia cadastrada em: 19/09/2023 19:13