Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA FÉLIX SOARES MARINHO DANTAS
DATA: 26/09/2023
HORA: 17:00
LOCAL: LEM - DMA UFS
TÍTULO: FINALIDADE(S) DOS MATERIAIS DIDÁTICOS EM THE THORNDIKE ARITHMETICS (BOOK ONE, TWO E THREE) DE AUTORIA DE EDWARD LEE THORNDIKE (1917)
PALAVRAS-CHAVES: : Aritmética. Edward Lee Thorndike. Material didático The Thorndike Arithmetics
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Neste trabalho é apresentado resultados parciais de uma pesquisa que tem como fonte os três manuais de autoria de Edward Lee Thorndike para o ensino da Aritmética, intitulados como “The Thorndike Arithmetics – Book One, Two and Three”, elaborados especificamente para alunos da elementar school estadunidense, publicados no ano de 1917. Cada manual foi examinado a fim de caracterizar as finalidades dos materiais didáticos nas orientações para abordar conteúdos aritméticos. Para isso foram utilizadas pesquisas como as de Santos (2006), Rabelo (2016) e Rezende (2016) para pinçar informações sobre a trajetória, a teoria do conexionismo desenvolvida por Edward Lee Thorndike e os usos já efetuados na fonte secionada. Como resultado parcial é possível inferir que materiais didáticos como peças de dominó e embalagens de mantimentos, que foram utilizados com diferentes finalidades para abordar as operações e sistema de medidas.