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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE SANTOS DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE SANTOS DE JESUS
DATA: 26/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Didática VII, 4o. andar
TÍTULO: Argumentação nas atividades de ensino de física para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Deficiência Visual. Educação Inclusiva.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A despeito de um inegável aprimoramento nos processos de ensino, a educação para alunos com deficiência visual na área de ciências da natureza, como também em outras áreas, ainda necessita de avanços. Lecionar para alunos deficientes visuais exige do docente algumas características que possibilitem contornar alguns obstáculos e os estimula fortemente a buscar novas metodologias em seu processo de ensino. Nesse contexto, nosso objetivo, nesta pesquisa, é, a partir de uma revisão sistemática, analisar quais são as metodologias e a argumentação utilizadas nos artigos, dissertações e teses voltadas para ensino de Física para alunos com deficiência visual. Algumas etapas do processo de revisão sistemática já foram realizadas, tais como a definição da questão da pesquisa, a localização da base dos dados do estudo, o estabelecimento dos critérios da pesquisa e o início da busca na base escolhida. A categorização, a aplicação e análise dos critérios de exclusão ainda estão por realizar, bem como a preparação do resumo crítico e a apresentação das conclusões. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com aspectos documental, bibliográfico, exploratório e descritivo. Após a definição da questão,foi feita uma busca e análise dos títulos dos artigos, dissertações e teses, na base de dados do sítio da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e teses e dissertações no sítio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), quanto às propostas e atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Em seguida, buscaremos classificar os textos em categorias a partir das argumentações e eventuais recursos didáticos utilizados, além da metodologia sugerida nas atividades. Para a análise dos dados obtidos, pretendemos utilizar a técnica da análise de conteúdo. Entretanto, não apresentaremos a etapa de análise dos dados neste momento, em razão da pesquisa ainda estar em andamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARCUS BESSA DE MENEZES

Notícia cadastrada em: 19/09/2023 19:12
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