Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA TORRES OLIVEIRA

DISCENTE: ISABELA TORRES OLIVEIRA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: Sala 302 didática VII e Remota
TÍTULO: Desafios, Superadores e Lições: a Prática Docente sob a influência da Pandemia de COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia de COVID-19, Prática Docente, Teoria dos Códigos de Legitimação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A pesquisa em questão é parte de um projeto mais amplo denominado "Métodos de produção de dados sobre vulnerabilidade e qualidade de vida (físico-psicológica, social e ambiental) no pós-pandemia de COVID-19". O objetivo principal deste projeto é mapear a qualidade de vida em diversas dimensões (físico-psicológica, social e ambiental) e relacioná-la com a vulnerabilidade aos efeitos da pandemia de COVID-19 na perspectiva dos estudantes e de professores de escolas da rede estadual de ensino nas cinco regiões do Brasil em áreas urbanas e rurais/extrativistas. No contexto de compreender os possíveis impactos da pandemia na prática docente, quais as lições e superações no durante e pós pandemia, esta pesquisa foca especificamente na perspectiva dos professores. Para isso, um questionário foi desenvolvido e validado através de dois métodos: o método Delphi e um pré-teste. Além disso, a pesquisa busca examinar os tipos de interações e questionamentos ocorridos durante as aulas de uma professora de Química em uma das escolas participantes do projeto. Esse exame será realizado através da lente da dimensão Semântica, que é parte da Teoria dos Códigos de Legitimação. A análise dos dados será conduzida por meio de um instrumento de tradução, usado para categorizar os tipos de questionamentos a partir dos momentos de fala nas aulas gravadas durante as sessões remotas de ensino emergencial e as aulas presenciais no período pós-pandêmico. Dois aspectos serão especialmente analisados: a densidade semântica, ou seja, o grau de condensação dos significados encontrados dentro de práticas sociais, e a gravidade semântica, que se refere grau em quem o significado está relacionado ao seu contexto. Pretende-se com tais análises, além de identificar quais as relações epistêmicas e sociais nas práticas dos docentes de Química e quais as percepções de professores dos impactos da pandemia de Covid-19 nestas práticas, delinear metas e estratégias para a melhoria e qualidade de vida, como também para o processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo ao Programa - 965.029.161-04 - GRACIELA DA SILVA OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 04/09/2023 22:58