Banca de DEFESA: JULIANA DE SOUZA PAULA

DISCENTE: JULIANA DE SOUZA PAULA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Didática VII - Sala de videoconferência 408A
TÍTULO: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PRESENTES EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA NA COLEÇÃO PRISMA ADOTADA PELA REDE ESTADUAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Livro Didático de Matemática. Sólidos Geométricos. Teoria Antropológica do Didático.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Ao longo dos últimos dez anos o Ensino Médio vem passando por reformas, principalmente depois da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tanto em sua estrutura, quanto no currículo em si. Mesmo com a última versão da BNCC promulgada em 2018, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018 do Ensino Médio não seguiu as orientações previstas na BNCC. Somente em 2021, o PNLD aprovou novas coleções que atenderam as atuais orientações curriculares para o novo Ensino Médio previstas na BNCC. A pandemia de Covid-19, provocou atraso na escolha dos livros e na sua distribuição, chegando apenas em 2023, nas escolas. Diante disso, esta pesquisa tem o propósito de analisar a organização praxeológica referente aos sólidos geométricos presentes na coleção de livros didáticos de matemática adotada pela rede estadual de Sergipe para o Ensino Médio, aprovada pelo PNLD 2021- matemática (Coleção Prisma, autor Joamir Souza). Para a realização da análise, nos fundamentamos na Teoria Antropológica do Didático (TAD), sob pressupostos de Chevallard (1999) e de Gáscon (2011) referentes às dimensões do problema didático do objeto de conhecimento, sólidos geométricos. A pesquisa é de natureza qualitativa, classificada como documental e bibliográfica conforme os procedimentos técnicos. Quanto ao objetivo da investigação, caracteriza-se como exploratória. Inicialmente apresentamos um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas à nossa temática de estudo. Posteriormente, procuramos nos aprofundar sobre as dimensões do problema didático e explicitar os Modelos Epistemológicos presentes nos estudos de Santos (2021) e Padilha (2022). Contudo, não apresentaremos a etapa de análise dos dados neste primeiro momento, pois a pesquisa ainda está andamento.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo ao Programa - 3359639 - IVAN FONTES BARBOSA