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Banca de DEFESA: VALESCA PALOMA BOMFIM FRANÇA VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALESCA PALOMA BOMFIM FRANÇA VASCONCELOS
DATA: 29/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Didática VII - Sala 201
TÍTULO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática Inclusiva. Relação com o Saber. Formação inicial. Sentidos e Significados.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

 

Esta investigação tem como objetivo analisar sentidos e significados que licenciandosatribuem à Matemática Inclusiva ao cursarem a disciplina Educação MatemáticaInclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - CampusAracaju. A questão de pesquisa foi delineada como: Quais os sentidos e significadosque licenciandos em matemática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju(IFS/AJU) atribuem à Educação Matemática Inclusiva? Como embasamento teórico,pautou-se nos estudos da Relação com o Saber de Bernard Charlot. Além disso,procurou-se abordar a respeito da formação inicial do professor de matemática, comênfase no desafio do ensino inclusivo e na importância da Base Nacional Comum para aFormação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Quanto aosprocedimentos metodológicos, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação, sendorealizada em conjunto ao percurso da oferta da disciplina Educação MatemáticaInclusiva no IFS/AJU. A coleta de dados ocorreu com aplicação de questionários,atividades e o balanço do saber, além de registros em diário de bordo. Mediante aanálise dos dados coletados sob a abordagem charlotiana, emergiu a possibilidade detraçar uma representação da percepção dos licenciandos que participaram da disciplinade Educação Matemática Inclusiva (E.M.I.). Com base nessa investigação, é possívelconcluirmos que, para além do conhecimento teórico/pedagógico, torna-se essencialincorporar uma disciplina específica voltada à perspectiva inclusiva no currículo daformação inicial de professores. Essa medida se coaduna com a necessidade de dotar osfuturos educadores das habilidades imprescindíveis para promover o ensino inclusivo deforma eficaz e alinhada com as demandas da diversidade em sala de aula.

 


MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - ENIO GOMES ARAUJO
Externo ao Programa - 2454411 - VILMA SOARES DE LIMA BARBOSA

Notícia cadastrada em: 22/08/2023 10:45
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