Banca de DEFESA: MARCELA LIMA SANTOS

DISCENTE: MARCELA LIMA SANTOS
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Didática VII - Sala 107B
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E PENSAMENTO ESTATÍSTICO: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Grupo de Discussão. Desenvolvimento do Letramento Estatístico. Projeto de Aprendizagem. Pensamento Estatístico
SUBÁREA: Currículo

É notório a relevância da Estatística para o exercício da cidadania. Diariamente vemos na mídia uma imensa quantidade de informações, aliadas ao uso de ferramentas estatísticas, em que exige do cidadão contemporâneo o domínio de conhecimentos estatísticos para compreendê-las, posicionar-se criticamente e tomar decisões frente as informações divulgadas. Diante disso, é importante que para o ensino de conceitos estatísticos, os estudantes sejam colocados diante de situações que lhes exijam leitura e interpretação de dados por meio de tabelas e gráficos, assim como, o conhecimento de outros elementos estatísticos para o desenvolvimento de sua formação básica. Essas e outras questões foram discutidas entre um Grupo de Discussão, formado por pesquisadores, professores da Educação Básica e estudantes da graduação e da pós-graduação de três estados brasileiros: Sergipe, São Paulo e Rio Grande do Sul. Frente as discussões que ocorreram entre os professores do estado de Sergipe, viram como possibilidade favorável, o desenvolvimento de uma proposta com a finalidade de inserir os estudantes em um contexto investigativo fazendo uso de análises investigativas a partir de um tema de interesse deles. Portanto, decidiu-se por desenvolver um projeto na escola sobre o uso de agrotóxicos. Nesse sentido, esta investigação analisou quais contribuições para o ensino e aprendizagem da Estatística, a partir de um projeto desenvolvido por professores da Educação Básica, participantes de um Grupo de Discussão, junto a estudantes de uma escola da zona rural do município de Itabaiana/SE. Participaram desse estudo professores da Educação Básica (6º ao 9º ano) e Ensino Médio do município de Itabaiana/SE e utilizou-se como instrumentos para a coleta de dados, o diário de campo, com registros realizados durante os encontros de discussão e aplicação de questionários. Desse modo, este estudo delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa com caráter bibliográfico, documental, além dos procedimentos voltados à pesquisa de campo e participante. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que o Projeto de Aprendizagem sobre o uso de agrotóxicos, partiu de uma temática escolhida pelos alunos por se tratar de um tema presente em suas realidades e emergente naquela região. Além disso, as discussões que ocorreram entre o Grupo de Discussão possibilitaram uma conexão entre os discursos produzidos e discutidos coletivamente e que se justifica na interferência das ações em sala de aula, neste caso por meio do desenvolvimento do projeto. A princípio visou-se contribuir para o desenvolvimento do Letramento Estatístico dos estudantes, mas a partir das discussões, do planejamento e organização das situações de aprendizagem para o projeto refletiu nas dimensões do pensamento estatístico (ciclo investigativo e tipos de pensamento), ampliado por Wild e Pfannkuch (1999). Dessa forma, as situações de aprendizagem mediadas pelos professores e desenvolvidas pelos estudantes, de forma inconsciente e natural seguiu as etapas do ciclo investigativo. Os estudantes, por sua vez, foram protagonistas desse processo, ao produzirem e coletarem dados. Vale ressaltar que essa ação contribuiu para a conscientização em relação ao uso dos agrotóxicos, na garantia de obterem uma melhor qualidade de vida.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS
Externo à Instituição - SUZI SAMÁ PINTO