Banca de QUALIFICAÇÃO: GÉSSICA MARIA AMARANTE CONCEIÇÃO

DISCENTE: GÉSSICA MARIA AMARANTE CONCEIÇÃO
DATA: 17/08/2023
LOCAL: Didática 7, sala 201
TÍTULO: Atividades investigativas no Ensino de Ciências como uma perspectiva de enculturação cientifica para os anos iniciais da Educação Básica
PALAVRAS-CHAVES: Sequência de Ensino Investigativa; Atividades Investigativas; Enculturação Científica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

studos no ambito do Ensino de ciência já conformam massa crítica sobre abordagens de ensino capaz de estimular a autonomia e a criticidade dos alunos frente os problemas da sociedade, evidenciando que a Ciência é constituida por demandas cotidianas. Logo, é necessário apresentar aos estudantes condições de compreender sobre Ciência de maneira investigativa. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais de um Projeto de Pesquisa que tem como objetivo conhecer como atividades investigativas no contexto da educação básica, em que compreenda suas etapas, podem promover por parte dos estudantes uma enculturação científica. A pesquisa pautada no recurso pedagógico de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com uma perspectiva de estimular o alunado a resolver problemas do seu cotidiano. Para a construção desse material nos filiamos as ideias propostas Anna Maria pessoa de Carvalho, visto que a mesma formula categorias para construir a criticidade do aluno, respeitando o conhecimento prévio e conduzindo a cientificidade desse processo. A pesquisadora apresenta quatro etapas para esse procedimento. i) proposição do problema, tambem conhecida como formulação de hipótese; ii) resolução do problema, que se constitui com o contato da experimentação; iii) sistematização/ teorização; iv) escrever/desenhar, que marca a “conclusão” do conhecimento que se constituiu. Assim, entre os resultados obtidos por meio da aplicação da Sequência de Ensino Investigativo, foi analisado que quando trabalhado com um problema de relação social e ambiental, é construido uma evidenciação do carater investigativo por meio dos alunos, pois eles se semtem motivadoa a participarem efetivamente do processo em favor do ensino aprendizagem. Assim com as fases apresentadas na SEI, os estudantes buscam investigar sobre a tematica abordada, ao mesmo ponto que apresentam hipoteses que dialogam com a evolução no conhecimento, passando da fase de um saber cotidiano para envolver a cientificidade no processo, tornando assim o aluno a enculturação científica.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - FABIANA DA SILVA KAUARK

Notícia cadastrada em: 26/07/2023 10:21