Banca de DEFESA: ALÍCIA RODRIGUES DOS REIS

DISCENTE: ALÍCIA RODRIGUES DOS REIS
DATA: 28/07/2023
LOCAL: Didática 07 - Sala 107C
TÍTULO: O PROCESSO ARGUMENTATIVO COMO ELEMENTO PROBLEMATIZADOR NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR LICENCIANDOS
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Produção de Material didático; Formação de professores; Atividades investigativas
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Tendo em vista quão desafiador pode ser alfabetizar cientificamente os estudantes, o presente projeto de pesquisa apresenta discussões sobre a inserção de práticas didáticas que poderiam auxiliar no desenvolvimento e elaboração de argumentos através da construção de materiais didáticos, buscando ainda tecer relações com a importância que a formação de professores pode apresentar atrelada a sua imersão de maneira mais prematura no ambiente escolar. A produção desses materiais se deu por um grupo de professores em formação membros do Programa Apoio Pedagógico Licenciandos/as na Escola – PROLICE – Núcleo de Química – UFS, analisando quais atividades e de que maneira foram inseridas levando em consideração o favorecimento de espaço para que fosse gerada a argumentação, além de averiguar de que maneira foram inseridas a utilização dessas abordagens enfatizando o processo de reflexão sobre tais estratégias. Considerando esse contexto, essa trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo investigar como o processo da argumentação é considerado na elaboração de materiais didáticos com atividades investigativas junto a um grupo de licenciandos do curso de Química inseridos em um Programa de Iniciação à Docência da UFS. O estudo estruturou-se metodologicamente através do desenvolvimento das atividades investigativas para a promoção do desenvolvimento argumentativo sendo adotada a Design Research, também conhecida como pesquisa de desenvolvimento através de um curso de formação mediada pela pesquisadora em questão, buscando tecer relações entre o que eles consideravam importante para a elaboração desse material através da discussão de textos, artigos e de suas experiências em geral, além do que seria introduzido com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento argumentativo e de que maneira se daria essa inserção. Os registros de áudios desses encontros foram transcritos, codificados e interpretados segundo a técnica de Análise de Conteúdo de Moraes (1999) analisando também quais momentos foram modificados e/ou inseridos comparando-os com a primeira versão do material apresentado por eles. Entre os resultados alcançados, observou-se que os licenciandos consideravam importante a inserção de atividades investigativas experimentais, a promoção de interações e discussões entre os estudantes, bem como considerar o contexto durante a elaboração dessas atividades, além de enfatizarem que a elaboração de uma estratégia de ensino através da produção de um material didático atrelado ao seu desenvolvimento e construção pode permitir auxiliar no processo argumentativo dos estudantes e na formação docente, levando-os a refletir sobre a relevância do conhecimento teórico durante a construção de um método de ensino.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - ALEILSON DA SILVA RODRIGUES

Notícia cadastrada em: 19/07/2023 15:14