Banca de DEFESA: TATIANA PINHEIRO DA CRUZ

DISCENTE: TATIANA PINHEIRO DA CRUZ
DATA: 09/06/2023
LOCAL: Colégio Estadual Benedito Rodrigues no Bairro Orlando Dantas
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS SOBRE SEXUALIDADE EM ALUNOS/AS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de Professores, Deficiência Intelectual, Ensino de Ciências, Sexualidade
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

A sexualidade faz parte da vida humana e está vinculada ao desenvolvimento de cada indivíduo com ou sem deficiência. A sexualidade é influenciada por diversos aspectos, dentro dos quais encontra-se: biológico, psicossociais e sociais. Assim, a presente investigação possui abordagem qualitativa com viés no estudo de caso, busca compreender a concepção dos/as professores/as de ciências do 8º ano Ensino Fundamental sobre sexualidade de alunos/as com Deficiência Intelectual no município de Itabaiana (SE). Quanto ao referencial teórico utilizado temos: Maia e Ribeiro (2011) que discutem os mitos e preconceitos sobre a sexualidade do DI. Figueiró (2018) salienta a relevância do papel do professor/a e do/a aluno/a no processo ativo sobre ES. Furlani (2008) faz apontamentos sobre as abordagens de ES na contemporaneidade. Michel Foucault (1997) aborda sobre a história sexualidade. Matos e Jardelino (2016) versam sobre o entendimento do pesquisador/a saber diferenciar o conceito de concepção em suas pesquisas acadêmicas. A técnica para obtenção dos dados foi a entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro de perguntas abertas e fechadas com objetivo de coletar informações que interessam à investigação (Gil, 2008). Em posse dos dados foi realizada a transcrição de cada relato e feita a análise na perspectiva de Bardin (2016). Por meio dos resultados, foi possível identificar no geral a formação de três categorias. A primeira categoria (concepções de sexualidade) originando-se as seguintes subcategorias (Dimensões da sexualidade, (In) formação docente, (Des) construção sociocultural e limites/dificuldades). A segunda categoria (abordagens pedagógicas desenvolvidos/as por esses/as professores/as no campo da sexualidade), evidenciaram as subcategorias (Estratégias de ensino e aprendizagem, Escola família e sociedade, Docência e formação), a terceira categoria (trajetória formativa inicial e continuada dos docentes no campo da sexualidade e da sexualidade de alunos/as com deficiência intelectual), emergiram as seguintes subcategorias ((Auto) formação, Formação). Foi possível identificar que a maioria dos professores(as) de Ciências possuem uma concepção de sexualidade abrangente, representada pelos aspectos que envolvem as dimensões biológica, psicológica e social da sexualidade humana. Embora a sexualidade faça parte da vida de qualquer ser humano, com deficiência o sem deficiência, esse tema ainda é repleto de tabus. Para além disso, quando se refere à sexualidade da pessoa com deficiência intelectual, está ainda tem sido alvo de preconceitos, mitos e até de desconhecimento, sendo vista muitas vezes, adjetivada como ingênua e instintiva.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 033.470.155-41 - ELAINE DE JESUS SOUZA
Externo à Instituição - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - ANDERSON DE ARAUJO REIS