A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE SOUZA PAULA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DE SOUZA PAULA
DATA: 02/06/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Google meet - a confirmar [será híbirda]
TÍTULO: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PRESENTES EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA NA COLEÇÃO ADOTADA PELA REDE ESTADUAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Livro Didático de Matemática. Sólidos Geométricos. Teoria Antropológica do Didático.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Este trabalho tem o objetivo de analisar a organização praxeológica referente aos sólidos geométricos presentes na coleção de livros didáticos de matemática adotada pela rede estadual de Sergipe para o Ensino Médio, aprovada no PNLD 2021. Buscamos responder a seguinte questão: “Como se encontra a organização praxeológica referente aos sólidos geométricos presentes na coleção de livros didáticos de matemática adotada pela rede estadual para o Ensino Médio, aprovada no PNLD 2021?”. Para a realização da análise nos fundamentamos na Teoria Antropológica do Didático (TAD), pelos pressupostos de Chevallard e Gáscon, com o intuito de analisar as dimensões epistemológicas, econômicas e ecológicas referentes a nossa problemática. A pesquisa é de caráter qualitativo e se classifica, quanto aos procedimentos metodológicos, como documental, cuja principal fonte, são livros didáticos de matemática, mais especificamente, a coleção aprovada pelo PNLD 2021, voltada para o Ensino Médio e adotada na rede estadual de Sergipe. Dentre esses procedimentos, iniciamos com uma revisão de literatura de pesquisas correlacionadas à nossa. Seguidamente, procuramos nos aprofundar sobre a Teoria Antropológica do Didático, para, por conseguinte, apresentarmos uma discussão sobre atual situação do Ensino Médio, inclusive um breve panorama dos currículos nacionais referente a este nível de ensino. Contudo, não apresentaremos a etapa de análise dos dados, neste primeiro momento, pois a pesquisa ainda está andamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA
Externo à Instituição - ENIO GOMES ARAUJO

Notícia cadastrada em: 26/05/2023 09:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e