Banca de DEFESA: RAFAELLA CATONIO DA SILVA

DISCENTE: RAFAELLA CATONIO DA SILVA
DATA: 29/05/2023
LOCAL: Sala 103B - Didática VII
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ALAGOAS: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Base Nacional Comum Curricular. Referencial Curricular de Alagoas. Protagonismo. Formação integral.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Saúde e Educação compreendem direitos humanos assegurados pela Constituição Federal. Acreditando que uma formação escolar cidadã deva assegurar que a saúde seja contemplada no processo educativo, nesta pesquisa tivemos como objetivo geral analisar como a Educação em Saúde é abordada no currículo escolar da Secretaria de Educação de Alagoas nos anos finais do ensino fundamental, no componente curricular de Ciências. Os objetivos específicos envolveram analisar e descrever como a Educação em Saúde é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) e compreender como as especificidades locais de Alagoas, no tocante a saúde, são levadas em consideração durante a construção curricular. A análise dos documentos oficiais que versam sobre a Educação em Saúde e sobre a construção curricular, a nível nacional - BNCC- e estadual- ReCAL, foi mediada pelos dados da Secretaria de Saúde de Alagoas (SESAU), como forma de conhecimento da realidade local. A interpretação dos documentos ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), em suas três etapas: unitarização, categorização e construção dos metatextos. Foram utilizados como material de estudo as Competências dispostas na BNCC, e as Habilidades, dispostas no ReCAL, acompanhadas de Desdobramentos Didáticos Pedagógicos (DesDP), que são mecanismos de orientações, que visam aplicar as Habilidades, de modo a contemplar a realidade do estado de Alagoas. Primeiramente foram analisadas na BNCC, as Competências gerais da educação básica e aquelas dos anos finais do ensino fundamental, referentes à área de Ciências da Natureza no componente curricular Ciências. Na sequência foram abordadas as Habilidades que correspondem aos quatro anos do ensino fundamental anos finais, do componente curricular de Ciências, presentes no ReCAL, que são seguidas dos DesDP, mas, que são espelhadas nas habilidades presentes na BNCC. A análise envolveu a construção de um banco de palavras-chave, por meio de uma leitura flutuante dos documentos. Em seguida, foram selecionadas todas as Competências e Habilidades que apresentam essas palavras, ou alguma similar em contexto e significado. Essas Competências e Habilidades foram associadas ao conceito de Saúde, buscando entender como o tripé estabelecido pela OMS é encontrado. Após análise dos documentos, percebemos que tanto nas Competências, quanto nas Habilidades, ocorre a presença da abordagem da temática da saúde, mas os pilares propostos pela OMS não se apresentam versando entre si. O equilíbrio defendido para a efetivação da saúde, destaca a presença dos aspectos do tripé, mas em apenas uma habilidade os três elementos ocorreram juntos, em algumas outras habilidades dois aspectos se articulam, mas na maioria delas ocorreu a presença de apenas um ponto do tripé. Concluímos assim, que ocorre a presença da saúde, nos documentos oficiais, no entanto, seus pilares estão presentes de maneira isolada. Fica evidente a necessidade de uma formação docente que aborde esta temática, tendo em vista que a saúde prevista nestes documentos é presente, contudo, não são relacionados ao que a OMS apregoa e, tampouco, é abordada com clareza. Esta formação em saúde precisa ser independente da área, para que a abordagem não se restrinja apenas aos componentes curriculares de Ciências e Biologia, mas, como uma formação integral do indivíduo.

Presidente - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 3336357 - MARIA DE LARA PALMEIRA DE MACEDO ARGUELHO
Externo ao Programa - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO