Banca de DEFESA: CASSIANA DOS SANTOS SOUZA

DISCENTE: CASSIANA DOS SANTOS SOUZA
DATA: 29/05/2023
LOCAL: Miniauditório do DFA
TÍTULO: CONCEPÇÕES SOBRE SAÚDE APRESENTADAS POR ALUNOS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA: UM DIAGNÓSTICO DA LITERACIA EM SAÚDE E AS PROPOSTAS CURRICULARES EM CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Infância; Concepções; Saúde; Literacia em saúde; Ensino de Ciências
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A infância é uma etapa da vida de muitas descobertas e aprendizados, é nesse momento que as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e competências para discutir diferentes informações. Devido a essas características que é possível motivá-las a cuidar da sua saúde e a interpretar informações para elevar a capacidade de tomada de decisões assertivas em saúde. No entanto, existem fatores sociais que colocam muitas crianças em situações de vulnerabilidade dentre elas pode-se destacar os fatores sociais como a cultura e aspectos étnicos-raciais, que interferem nas concepções de saúde das crianças. Partindo desse pressuposto, este trabalho teve o intuito de analisar as concepções sobre saúde apresentadas por alunos do 5° ano em uma escola quilombola em Simão Dias/SE; identificar modelos explicativos de saúde na infância de alunos em idade escolar em uma escola quilombola; reconhecer indícios de literacia em saúde na infância dos alunos do 5° ano em uma escola quilombola e analisar as proposições do currículo de ciências para a temática transversal saúde. O presente estudo foi exploratório, com análise qualitativa, do tipo estudo de caso. Como técnica de análise de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin, ocorrendo aplicação de um questionário para reconhecer indícios de literacia e um diagnóstico das concepções sobre saúde, através de um desenho. Participaram da pesquisa 24 alunos, com uma faixa etária entre 9 a 12 anos. Assim, através da pesquisa podemos concluir que as crianças possuem concepções sobre saúde ainda reducionistas, mas compreendem a importância da saúde para seu bem-estar, e a importância da prevenção e avaliação da saúde para a qualidade de vida. Apresentam indícios de literacia em saúde e mostram-se potenciais para tomar decisões sobre saúde, por isso é importante o papel da escola e do Ensino de Ciências na infância de maneira a despertar nas crianças o compromisso com o seu corpo e mente e consequentemente com sua vida.

Presidente - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA
Interno - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo ao Programa - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA

Notícia cadastrada em: 18/05/2023 08:54