Banca de QUALIFICAÇÃO: VALESCA PALOMA BOMFIM FRANÇA VASCONCELOS

DISCENTE: VALESCA PALOMA BOMFIM FRANÇA VASCONCELOS
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Plataforma Google meet - a confirmar
TÍTULO: Educação Matemática Inclusiva no Instituto Federal de Sergipe/Campus Aracaju: sentidos e significados atribuídos por licenciandos em matemática
PALAVRAS-CHAVES: Educação matemática inclusiva. Formação inicial em matemática. Instituto Federal de Sergipe. Relação com o saber. Sentidos e significados.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Esta investigação tem como objetivo analisar sentidos e significados que licenciandos em Matemática atribuem à Matemática Inclusiva ao cursarem a disciplina Educação Matemática Inclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus Aracaju. A questão de pesquisa foi delineada como: Quais os sentidos e significados que licenciandos em matemática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju (IFS/AJU) atribuem à Educação Matemática Inclusiva? – tendo como embasamento teórico nos estudos da Relação com o Saber de Bernard Charlot. Associada a essa teoria, também, buscou-se abordar sobre a formação inicial do professor de matemática, com enfoque no desafio do ensino inclusivo e o papel da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação, sendo realizada em conjunto ao percurso da oferta dessa referida disciplina. A coleta de dados ocorreu com aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e o balanço do saber. A análise dos dados coletados, ainda em processo de construção, segue abordagem charlotiana, tendo indícios no método da análise textual.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - ENIO GOMES ARAUJO

Notícia cadastrada em: 17/05/2023 09:41