Banca de DEFESA: ADRIANA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: ADRIANA PEREIRA DA SILVA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Didática 7 Sala 402
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ENSINAR POLIEDROS UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA
PALAVRAS-CHAVES: UEPS. Potencialidade de aprendizagem. Sala de Aula Invertida. Poliedros. Ensino Médio
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino médio é uma etapa importante da formação básica do estudante, enquanto professora atuante há mais de quinze anos com ensino de matemática, inquietações como os questionamentos quanto à aplicabilidade, a dificuldade de aprendizado e a falta de conhecimentos prévios relacionados à geometria norteiam o desejo de avaliar as contribuições que uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, utilizando a sala de aula invertida, pode fornecer no processo de ensino e aprendizagem de Poliedros. Assim, fundamentamos este estudo na Teoria da Aprendizagem Significativa, a qual discute que são duas as condições necessárias à aprendizagem significativa: a predisposição para aprender do aluno e um material de aprendizagem ser potencialmente significativo. Orientando assim, a elaboração e aplicação da UEPS com foco na aprendizagem não mecânica; na metodologia Sala de Aula Invertida e o ensino de geometria de acordo com os documentos que norteiam a educação brasileira. Este estudo foi desenvolvido a partir dos princípios da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso. A aplicação ocorreu em uma escola em tempo integral do estado de Sergipe, em uma turma de segunda série do Ensino Médio composta por 30 estudantes, no primeiro bimestre de 2023. As atividades foram divididas em momentos de casa e presencial. Para os momentos extraclasse utilizamos o padlet para uma construção de um painel fotográfico, youtube para disponibilizar os vídeos, atividades gamificadas elaboradas no wordwall e questionários através do Google formulário. O tratamento dos dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, especificamente, através da categorização. A UEPS deste trabalho apresentou resultados importantes no que se refere à aprendizagem, aos benefícios e desafios da sua associação com a Sala de Aula Invertida. Mostram que foi uma experiência exitosa quanto a aprendizagem de Poliedros, sendo satisfatória a experiência de ensino, de acordo com os estudantes.

Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ANDRÉ RICARDO MAGALHÃES

Notícia cadastrada em: 22/05/2023 13:47