Banca de DEFESA: RAQUEL GONCALVES SANTANA

DISCENTE: RAQUEL GONCALVES SANTANA
DATA: 29/05/2023
LOCAL: PPGECIMA - Sala de Videoconferência
TÍTULO: Contribuições da metacognição para a aprendizagem significativa sobre o teorema de Pitágoras: uma abordagem por meio de resolução de problemas
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias metacognitivas; Resolução de problemas; Teorema de Pitágoras; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa objetivou analisar se a mobilização de estratégias metacognitivas na resolução de problemas sobre o teorema de Pitágoras contribui para promover uma aprendizagem significativa sobre esse teorema. Para isso, propôs-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com vista a promover nos estudantes a aprendizagem significativa sobre o teorema de Pitágoras, assim como a tomada de consciência sobre seu próprio conhecimento. A UEPS foi vivenciada com estudantes do 9º ano da educação básica, em distorção de idade e série de uma escola pública de Aracaju/SE. A presente pesquisa está fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Moreira (2010; 2011; 2012), na Metacognição de Flavell (1979) e nos conceitos de metacognição de Rosa (2011) e na resolução de problemas conforme Polya (1995) e Onuchic; Allevato (2011). O percurso metodológico deste estudo foi de cunho qualitativa, experimental, do tipo participante, consistiu na elaboração e na vivência de uma UEPS sobre o teorema de Pitágoras, teve como tema norteador a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção para motivar os estudantes a fazerem correlações do conteúdo com seu cotidiano. A análise dos dados foi com base na interpretação dos dados produzidos na pesquisa. Para a coletas de dados utilizou-se um questionário metacognitivo, gravações de áudio, fotografias, registros escritos dos estudantes e o diário de campo da pesquisadora. As estratégias metacognitivas mobilizadas pelos estudantes fizeram-se presentes por meio dos elementos metacognitivos e favoreceu a aprendizagem significativa ao proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre o teorema de Pitágoras. O uso das estratégias metacognitivas potencializou a ativação do pensamento metacognitivo, como também possibilitou detectar falhas no seu processo de aprendizagem.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - JESUS DE NAZARÉ CARDOSO BRABO

Notícia cadastrada em: 17/05/2023 09:35