A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: FÁBIO DOS SANTOS ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO DOS SANTOS ANDRADE
DATA: 31/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: PPGECIMA - Sala de Videoconferência
TÍTULO: Obstáculos e dificuldades de aprendizagem sobre função quadrática: uma investigação ao longo de uma sequência didática
PALAVRAS-CHAVES: Função Quadrática; Sequência Didática; Metacognição; Obstáculos; Aprendizagem
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa teve como objeto analisar a vivência de uma sequência didática para investigar sobre as razões que levam os alunos do ensino médio a apresentarem obstáculos e dificuldades na aprendizagem de função quadrática. Durante a sequência didática, aos alunos foi oportunizado utilizar estratégias metacognitivas, com a finalidade de auxiliar na superação dos obstáculos e dificuldades que eles possam enfrentar na construção de conhecimentos sobre função quadrática. Partiu-se do pressuposto que compreender estratégias metacognitivas permita ao discente o desenvolvimento da própria cognição e a reflexão sobre seus conhecimentos. Durante a pesquisa, foi analisado sobre a compreensão dos estudantes na resolução de problemas que envolvam Função Quadrática, bem como foi avaliada a contribuição dos conhecimentos prévios dos alunos em cada aula no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa esteve apoiado em textos dos principais teóricos que fundamentam o objeto de estudo: Brousseau, Flavell e Zabala, entre outros. Os sujeitos da pesquisa em questão foram alguns alunos de uma escola pública estadual do ensino médio, na cidade de Ribeira do Amparo – BA, que foram oportunizados por meio da sequência didática a refletirem sobre seu papel no contexto escolar, seus obstáculos e dificuldades de aprendizagem e à identificação, por meio da metacognição, dos instrumentos que os levarão a querer estudar de maneira prazerosa e significativa. A pesquisa contribuiu para ratificar a importância da investigação e da metacognição em um processo de sequência didática, por valorizar a experiencia dos alunos e o diálogo entre eles em sala de aula. Esse estudo também auxiliou a compreender sobre suas dificuldades e obstáculos de aprendizagem sobre função quadrática. Para essa aprendizagem, faz-se necessário trazer para sala de aula um ambiente acolhedor e inovador, que promovam nos aluno a capacidade de resolver problemas e lidar com informações numéricas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARLENE ALVES DIAS

Notícia cadastrada em: 10/05/2023 16:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e