Banca de DEFESA: ALINE IZAIANE FARIAS DOS SANTOS

DISCENTE: ALINE IZAIANE FARIAS DOS SANTOS
DATA: 24/05/2023
LOCAL: Virtual (Justificativa em Laudo Médico)
TÍTULO: O PIBID E O ENGAJAMENTO ACADÊMICO: PERSPECTIVAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Engajamento Estudantil; Engajamento Acadêmico, Programa de Iniciação à Docência.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa tem como centralidade o engajamento estudantil propiciado pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Visto que este tem como finalidade estimular os bolsistas a conhecer e participar da realidade de uma escola pública de Educação Básica, de forma que sejam conhecidas as dimensões profissionais, bem como as possibilidades concretas de exercer a docência, proporcionando o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Assim, o presente trabalho se propôs entender como a permanência do estudante no programa pode gerar o engajamento estudantil, de modo a entender quais são as bases que sustentam o engajamento, bem como sua relação com o PIBID. O percurso metodológico envolveu a análise de questionários e entrevista, visto que a pesquisa tem natureza qualitativa, de cunho exploratório, que objetiva realizar análises e interpretações mais profundas ao fornecer uma análise com mais detalhes acerca de atitudes, investigações e tendências do comportamento dos egressos do PIBID. A pesquisa tem como colaboradores estudantes de um curso de Licenciatura em Química, os quais foram bolsistas do PIBID no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Catu-BA. Buscando saber que formas de engajamento acadêmico foram construídas graças à participação nesse Programa, a pesquisa tem como instrumentos a aplicação de questionários e entrevista semiestruturada. O primeiro questionário teve o intuito de conhecer a vida acadêmica dos egressos participantes do PIBID; o segundo questionário se voltou para questões relacionadas ao curso, vivências no PIBID, e socioeconômicas. Os questionários, embora utilizados em uma pesquisa de graduação que investigou sobre o programa, passaram por validação, sofreram adequações de acordo com os objetivos aqui elencados. A entrevista semiestruturada foi criada com base na categorização do engagement extraído do referencial teórico. A Análise de Conteúdo realizada buscou trazer reflexões sobre o engajamento estudantil. As discussões dos dados vieram pontuando na direção da categorização do engagement extraído do referencial teórico, sobre os seguintes aspectos: políticas educacionais e políticas de formação de professores, dissertando também sobre profissionalização do ensino e saberes docentes, permeados por discussões sobre formação de professores e identidade docente, na tentativa de fornecer sustentação para a pesquisa. Com base no referencial teórico levantado, e nas pesquisas feitas, as categorias de engajamento encontradas foram: “tempo em que o estudante se dedicava para realizar tarefas”, “qualidade da diligência do aluno”, “envoltura do estudante com os estudos”, “resultados da aprendizagem”, “boas práticas na Educação do Ensino Superior”, “integração do social com a academia” que, unificadas, proporcionaram o “engagement do estudante". Com base no referencial teórico e nas respostas das entrevistas, foram retiradas as seguintes categorias apriorísticas: “vivência como bolsista”, “aprendizagem para a docência”, “construção de conhecimento”, “estrutura escolar como possibilidade de desenvolvimento”, “importância em participar de eventos científicos”. A partir da análise dos dados obtidos, chegou-se à conclusão de que os egressos foram desafiados para desenvolver as atividades propostas a partir da participação no PIBID o que promoveu um engajamento. E, como o engajamento acadêmico não é algo palpável, mas perceptível, dentro das falas dos egressos, o presente trabalho atestou que a participação no PIBID possibilitou que o processo do engajamento acadêmico fosse iniciado e continuado, e que o nível de engajamento do estudante depende de diversos fatores internos e externos, não podendo medi-lo, mas sendo perceptível de que ocorreu dentre os participantes desta pesquisa.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 019.173.265-64 - TATIANA SANTOS ANDRADE
Externo ao Programa - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA

Notícia cadastrada em: 09/05/2023 10:34