A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: FLAVIANO GOMES NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIANO GOMES NASCIMENTO
DATA: 30/05/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de videoconferência
TÍTULO: Aprendizagem de Frações por meio de aplicativos gamificados
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação; Aprendizagem de frações; 7º ano; Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa foi idealizada com o objetivo de identificar se há relação entre a interação com os aplicativos gamificados e a aprendizagem de frações. Os participantes foram estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no interior do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aspectos bibliográfico, exploratório e descritivo e os dados foram coletados por meio da aplicação de avalliações diagnósticas, além da aplicação de uma sequência de atividades na sala de aula com a utilização de aplicativos gamificados. Como fundamentos, utilizamos essencialmente as concepções de gamificação e de gamificação na aprendizagem, além do conceito de fração e das dificuldades enfrentadas na aprendizagem das mesmas. A respeito da análise dos dados, optou-se por utilizar a técnica da Análise de Conteúdo, que foi realizada por meio de observação e revisões com base nas três fases de organização de uma análise, a saber: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Entre os resultados obtidos, podemos apontar que houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos em relação a algumas das operações com frações e à sua representação, apontando para a existência de uma relação entre a utilização de aplicativos gamificados e a aprendizagem de frações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - ISA DE JESUS COUTINHO

Notícia cadastrada em: 09/05/2023 10:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e