Banca de DEFESA: GEANE SANTANA OLIVEIRA

DISCENTE: GEANE SANTANA OLIVEIRA
DATA: 26/05/2023
LOCAL: Didática VII, sala 408B
TÍTULO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTIMULAR O MECANISMO ATENCIONAL TOP-DOWN EM TAREFAS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS QUE AUXILIAM NO CÁLCULO DE LIMITES
PALAVRAS-CHAVES: transformações trigonométricas, Neurociência Cognitiva, mecanismo atencional top-down, Matemática, Ensino Médio e Superior.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa tem por objetivo propor uma Sequência Didática, com requisitos mínimos para estimular no aluno o mecanismo atencional top-down, em Tarefas que exploram as transformações trigonométricas. A escolha por esse objeto de conhecimento tornou-se evidente ao observar que não há estudos no campo da Educação Matemática sobre esse tema. O percurso metodológico desta pesquisa está embasado nos quatro pilares (fases) da Engenharia Didática Clássica – EDC (análises preliminares, concepções e análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação), sendo Artigue (1988) a pioneira dessa metodologia no campo da Didática da Matemática, na qual foram executadas a 1ª e 2ª fase dessa metodologia de pesquisa. Na 1ª fase da EDC foi desenvolvida uma análise histórica, epistemológica e do ensino habitual para compreender o contexto (surgimento e evolução) e os obstáculos referentes ao conhecimento sobre o objeto de conhecimento em estudo. O embasamento teórico desta pesquisa está ancorado na história da matemática, (re) visitando Eves (2004) e Boyer (1996); além da associação com a teoria da neurociência cognitiva, principalmente buscando aporte em Gazzaniga et al. (2006), Sternberg (2010), Cosenza e Guerra (2011), Kandel (2014), com ênfase na ativação do mecanismo atencional topdown, para criar uma matriz de referência om o intuito de analisar as Tarefas propostas no livro didático para o Ensino Médio de Souza (2021). Além disso, para elaborar a Sequência Didática, dividida em seis momentos, foi utilizado o referencial de Duval (2003), Chevallard (1998) e a teoria da Neurociência Cognitiva que embasou a criação da matriz de referência para requisitos mínimos que despertem o mecanismo atencional top-down, sendo que ela foi validada pelos membros do neuroMATH (Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática pelo Instituto Federal de Sergipe). Vale destacar que as Tarefas foram planejadas para atender os requisitos que despertem o mecanismo atencional top-down, com possibilidade de realizar conversões entre os distintos objetos ostensivos ao evocar as tecnologias por meio da teoria dos não-ostensivos.

Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 321.000.515-04 - MÁRCIA AZEVEDO CAMPOS
Externo à Instituição - LUIS BORGES GOUVEIA

Notícia cadastrada em: 08/05/2023 10:28