Banca de QUALIFICAÇÃO: MARAÍSA SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: MARAÍSA SANTOS OLIVEIRA
DATA: 20/04/2023
LOCAL: Didática 7, Sala 302
TÍTULO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS/OS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO PANDÊMICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Prática Pedagógica. Ensino de Matemática. Contexto Pandêmico. Estratégias didático-pedagógicas Tecnologias informativas digitais. Anos iniciais do Ensino Fundamental.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas pelos/as docentes e os desafios enfrentados no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto pandêmico. Esta pesquisa será ambientada num Colégio Estadual localizado na capital Aracaju (Sergipe). A escola conta com aproximadamente 852 alunos(as), funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. A maioria dos(as) alunos(as) atendidos(as) pela unidade de ensino são do próprio bairro, outros(as) vem dos bairros das redondezas tais como, Santa Maria e São Conrado, distribuídos entre anos Iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Optamos por focar nosso objeto de estudo no turno da manhã e com professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, vez que a pesquisadora é professora polivalente. A disciplina escolhida foi matemática, visto que a formação desta pesquisadora polivalente é em Pedagogia - Habilitação para Ensino Fundamental anos Iniciais, e a escolha da escola é devido a mesma apresentar em suas turmas de 1º ao 5º ano dos anos iniciais, professores(as) polivalentes que trabalham com áreas do conhecimento, numa sala de aula regular se tem 4(quatro) professores/as polivalentes lecionando as disciplinas. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, ainda que necessitemos recorrer a instrumentos quantitativos. Durante esse período de realização houve a Pandemia da COVID-19, no entanto, os/as professores/as buscaram acrescentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), por meio de plataformas digitais em seus planos de aula. Assim, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pois aplica ao método dialético e adentra os espaços dos fenômenos, por meio de sua ação mútua, própria do acontecimento e da transformação dialética que acontece no dia a dia da sociedade. Este trabalho buscou a validade das experiências arquitetadas nas experiências dos/as professores/as no período da pandemia. Logo, os resultados convergem para experiências e vivências construtivas no e para o saber/fazer docente.

Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - EVANILSON TAVARES DE FRANÇA

Notícia cadastrada em: 05/04/2023 14:46