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Banca de DEFESA: GABRIELE SOUZA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELE SOUZA DE CARVALHO
DATA: 31/03/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Didática VII, sala 402
TÍTULO: A ATENÇÃO SELETIVA COMO MECANISMO NEUROCOGNITIVO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DA FUNÇÃO SENO
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Seletiva; Função Seno, Teoria Antropológica do Didático; Organização Didática.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa foi idealizada com o objetivo de analisar como uma organização matemática e didática com base na Teoria Antropológica do Didático para a condução de tipos de tarefas pode auxiliar na manifestação da atenção seletiva necessária durante a aprendizagem da noção da função seno. Desse modo, tem-se como referência teórica os estudos voltados a Atenção Seletiva com ênfase na Teoria da Integração de Características (TIC) e a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A respeito do aporte metodológico, optou-se por utilizar a Engenharia Didática Clássica, abordada por Michele Artigue (1996), sendo que das quatro fases só foi contemplado, nessa pesquisa, as duas primeiras: análise preliminar e, projeto e análise a priori. De modo a responder o seguinte questionamento: Como favorecer a manifestação da atenção seletiva necessária para auxiliar a aprendizagem da noção da função trigonométrica seno por meio de mecanismos atencionais e organizações matemáticas e didáticas? Para tanto, na análise preliminar identificou-se restrições a respeito da dimensão de nível epistemológico, cognitivo e didático da função trigonométrica seno estabelecendo os obstáculos epistemológicos associados ao desenvolvimento histórico identificado na história da matemática, da educação matemática e em pesquisas acadêmicas para posteriormente inferi-los por meio de um confronto entre os obstáculos históricos e de aprendizado. No primeiro momento também foram identificadas restrições e/ou condições a respeito do ensino da noção de função seno. Assim, a análise preliminar proporcionou uma base para a realização da fase do projeto e análise a priori, onde ocorreu a elaboração da organização matemática e organização didática acompanhada de três atividades didáticas, todos com base na TAD em conjunto com os descritores da TIC. As referidas organizações foram validadas internamente por professores de matemática e foi considerado que as organizações possuem potencialidade para serem utilizadas com alunos do Ensino Médio visando a contribuição com a aprendizagem da noção da função seno, apresentação de mecanismos para mobilizar a atenção seletiva, entre outras considerações presentes no texto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 033.482.325-03 - ELIANE SANTANA DE SOUZA OLIVEIRA
Externo à Instituição - ADEMIR DE SOUZA PEREIRA

Notícia cadastrada em: 20/03/2023 10:38
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