Banca de DEFESA: LELIANE DA COSTA FERREIRA

DISCENTE: LELIANE DA COSTA FERREIRA
DATA: 03/04/2023
LOCAL: PPGECIMA-UFS
TÍTULO: AFUALIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: educação escolar ribeirinha intercultural na Amazônia Marajoara
PALAVRAS-CHAVES: Povos Ribeirinhos. Identidade cultural. Saberes. Marajó.
ÁREA: Educação

Este trabalho se trata de um estudo de caso realizado em uma escola do município de Afuá, na Amazônia Marajoara, estado do Pará, que atende estudantes ribeirinhos(as). A proposta surgiu da necessidade de discussões sobre a realidade ribeirinha, considerando o contexto cultural presente nesses espaços e os silenciamentos ainda encontrados no currículo das escolas. Com isso, a pesquisa objetivou: investigar se e como as realidades, os conhecimentos e as identidades ribeirinhas estão inseridos na proposta da Educação em Ciências desenvolvida, no de 2022, em uma escola pública paraense que atende estudantes ribeirinhos(as) no município de Afuá. O ambiente da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Médio Leopoldina Guerreiro, localizada na sede do município, e os(as) colaboradores(as) foram: direção e coordenação da escola e professor(a) das áreas de Ciências. A trajetória da pesquisa fundamentada em Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) ocorreu nas etapas Análise Documental baseada em Cellard (2012). Foram analisados o Projeto Político Pedagógico da instituição, a proposta de ensino das Ciências presente no currículo estadual, através do Documento Curricular do Estado do Pará e do Caderno Orientador da Área de Ciências da Natureza; e por último, discutimos as possibilidades de implementação das realidades, conhecimentos e identidades ribeirinhas na Educação em Ciências da Natureza desenvolvida na escola. O estudo traz como enfoque as discussões sobre as realidades, conhecimentos, currículo, cultura e identidade e as perspectivas interculturais pensando em um Diálogo de Saberes ribeirinhos na Educação em Ciências. Os resultados indicam que os desafios relacionados ao contexto de elaboração do PPP inviabilizaram sua construção coletiva e trouxeram, como consequência, o silenciamento das especificidades dos(as) estudantes ribeirinhos(as) nesse documento. Com relação aos documentos curriculares, constata-se uma maior ênfase na diversidade cultural do estado do Pará e novas perspectivas para um currículo menos homogeneizador. O reconhecimento das identidades amazônicas e a perspectiva de relação entre saberes científicos e os saberes locais dos(as) estudantes paraenses demonstram uma formação humana e crítica, voltada às realidades. Das possibilidades de inserção das realidades, conhecimentos e identidades ribeirinhas, anunciamos os diálogos interculturais, nos inspiramos nas ações culturais e de resistência promovidas pela professora e artista Rose Show, que tem valorizado e reconhecido as mestras ribeirinhas a contribuições de seus conhecimentos para o Município de Afuá, e nas pesquisas de Malheiros (2019), Corrêa e Brito (2020), Melo (2016) e Santana (2021), que anunciam a perspectiva do diálogo de saberes na Educação em Ciências, permitindo que consideremos afualizar a educação em Ciências partindo do diálogo entre saberes científicos e ribeirinhos. É remando nesses rios que encontramos novas possibilidades e esperamos que as discussões aqui apresentadas contribuam para pensar uma educação para as escolas ribeirinhas, não somente no contexto afuaense, que considere as formas de conhecimento resultante das experiências com os rios e florestas de várzea, nos ideais e propósitos educacionais.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - RAMON DE OLIVEIRA SANTANA
Externo à Instituição - SUZANI CASSIANI
Interno - 019.173.265-64 - TATIANA SANTOS ANDRADE