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Banca de DEFESA: ERINALDO FERREIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERINALDO FERREIRA DO NASCIMENTO
DATA: 30/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Didática VII, sala 402
TÍTULO: ATENÇÃO SELETIVA NA APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DA FUNÇÃO SENO COM AUXÍLIO DA REALIDADE AUMENTADA
PALAVRAS-CHAVES: Atenção seletiva. Desenvolvimento atencional. Função seno. Realidade Aumentada. Trigonometria.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo analisar a função da atenção seletiva no processo de aprendizagem da noção da função seno com o suporte da realidade aumentada. A educação é permeada por mudanças que podem acontecer conforme as transformações da sociedade. Assim, também as tecnologias estão sendo inseridas no cenário educacional e na Educação Matemática, área de conhecimento que está presente na formação humana. Já se pode perceber a aplicação delas em diversos conteúdos, assim como as contribuições da Neurociência Cognitiva para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Deste modo, o desenvolvimento da investigação resultou sob a perspectiva metodológica da Engenharia Didática Clássica (EDC) proposta por Artigue (1998), explorando duas fases: a das análises preliminares e concepções e análise a priori. Seguindo as fases foi desenvolvido o estudo sobre os obstáculos epistemológicos, baseado na história da matemática no campo da trigonometria. Na análise habitual se fez um panorama do comportamento do objeto em estudo - função seno - dentro dos documentos oficiais que regem a educação, além de analisar os livros didáticos do PNLD de 2018 e 2021, e fazer uma busca de pesquisas, em bancos de dados, que se aproximam desse objeto. O bojo teórico aprofundou-se nos conhecimentos sobre a Neurociência Cognitiva em Sternberg (2010), Gazzaniga et al. (2018), Cosenza e Guerra (2011), Lent (2002), Posner e Raichle (1994), Russo (2015), Fuentes (2001), Millher (2000), Benicasa (2013), com ênfase na Teoria da Integração das Características (TIC), Treisman e Gelade (1980), ainda foi discorrido sobre a Teoria Antropológica do Didático (TAD), preconizada por Yves Chevallard (2009) e a Realidade Aumenta (RA). Na segunda fase, a construção de Sequência Didática (SD), a qual foi dividida em três etapas compostas por atividade/tarefas. Essa sequência não foi aplicada em sala de aula devido à impossibilidade do contanto pessoal entre o pesquisador e os participantes, tendo em vista a pandemia da COVID-19, sendo que a validação ocorreu a partir da elaboração de um filtro instrumental que contemplou as atividades/tarefas, que foram validadas, internamente, pelos membros do grupo de pesquisa neuroMATH. As tarefas das funções seno foram elaboradas dentro da perspectiva de explorar a atenção seletiva a partir dos estímulos da Teoria da Integração de Características com suporte do GeoGebra com a Realidade Aumentada em testes feitos durante a validação da SD. Os resultados das análises prévias evidenciam a importância dos conhecimentos históricos, dos documentos oficiais e dos apontamentos teóricos para nortear a construção da sequência didática. Assim, na concepção e análise a priori, a partir da validação interna da sequência didática, os resultados indicam que a utilização da Realidade Aumentada nas atividades desenvolve a atenção seletiva dos educandos a partir dos objetos visuais e manipuláveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 444.842.675-00 - ROBSON ALDRIN LIMA MATTOS
Externo à Instituição - Estaner Claro Romão

Notícia cadastrada em: 06/03/2023 13:45
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