Banca de DEFESA: CRISTIANE RIBEIRO BATISTA MATOS

DISCENTE: CRISTIANE RIBEIRO BATISTA MATOS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: SALA DO EDUCON
TÍTULO: EU NÃO FIQUEI PARADO: um olhar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19 direcionadas aos alunos surdos
PALAVRAS-CHAVES: Aluno surdo; Instrumento tecnológico; Prática pedagógica na pandemia.

O presente estudo propõe-se a investigar práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19 no que concerne à educação de ciências e matemática em Libras, observando sobre o uso (ou não) de instrumentos tecnológicos em uma escola estadual. Percebe-se que o surdo necessita ser incluído na era tecnológica com a finalidade de, dessa maneira, sentir-se parte ativa no processo educacional, e, para isso, precisa observar que na atualidade dispõe-se de vários recursos, os quais demandam conhecimento para a sua aplicação. Mas estão disponíveis para utilização pelas escolas? Com o propósito de efetivar um debate instigante acerca das interseções sobre o tema conta-se com os subsídios de alguns teóricos e estudiosos, tais como: Libâneo (1994), Charlot (2000), Barbosa e Souza (2010), Sales, Penteado e Moura (2015), Fava (2018), Führ (2018), Passos (2019) entre outros, que ressaltaram a temática arremetida. Como resultado, tem-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa para a qual esteve sustentada por embasamentos em legislação, livros específicos, artigos científicos e tese/dissertações para analisar se, verdadeiramente, há encontros entre as práticas pedagógicas, os instrumentos tecnológicos disponíveis e o ensino de ciências e matemática para surdos. Não se pode idealizar uma sociedade evoluída sem pensar maneiras para incluir realmente a todos na sociedade, sem desdobrar este saber para incluir a pessoa com deficiência, nesse enfoque, o surdo. O conhecimento tem se apresentado como verdadeira e efetiva ferramenta para o proceder, assim sendo, precisa-se competência e habilidade, pois a ciência é o fundamento e a partir dela o processo de inclusão tem maiores possibilidades de se realizar consistentemente.

Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo à Instituição - CARLA ROBERTA SASSET ZANETTE
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - EÂNES DOS SANTOS CORREIA