Banca de DEFESA: EDELFRANCLA GOMES DOS REIS

DISCENTE: EDELFRANCLA GOMES DOS REIS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: SALA DO PPGECIMA
TÍTULO: O Ensino de Ciências e da Matemática na Perspectiva Inclusiva: um estudo de caso sobre o uso de Tecnologia Assistiva nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola em Aracaju/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências e Matemática. Inclusão. Tecnologia Assistiva.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa tem como questão central saber como os professores de uma escola de Aracaju/SE que adotam práticas da Pedagogia Waldorf, utilizam tecnologias assistivas para incluir os alunos com deficiência nas aulas de ciências e matemática. O objetivo da pesquisa é compreender como os professores relacionam o uso das Tecnologias Assistivas no ensino de Ciências e da Matemática na perspectiva inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola que trabalha com a filosofia Waldorf. A escolha do objeto de estudo surgiu a partir de diálogos obtidos com professores que lecionam do primeiro ao quinto ano, nos anos iniciais do ensino fundamental, os quais consideraram que trabalhar dando assistência aos alunos com e sem deficiência prejudica o andamento do processo na sala de aula regular, além de por vezes sentirem-se impotentes e não saberem como desenvolver um trabalho inclusivo. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza básica estratégica. A investigação é de cunho descritivo, in loco. O método de abordagem científico é o hipotético-dedutivo. O método de pesquisa adotado é o estudo de caso único intrínseco. A pesquisa está estruturada em três etapas: na primeira etapa, buscou-se relacionar os conceitos que envolvem o ensino de Ciências e da Matemática, a Tecnologia Assistiva e a pedagogia Waldorf, na qual foi feito um levantamento de dados através de documentos da escola, Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Interno, Plano de Ensino e Plano de Aula, a fim de mapear a quantidade de turmas, alunos matriculados, professores efetivos e substitutos, e turmas que tenham alunos com morbidade e/ou deficiência matriculados. Na segunda etapa, observou-se se é possível os professores utilizarem as Tecnologias Assistivas dentro da pedagogia Waldorf. Para este momento, foi utilizado como instrumentos de coleta de dados: entrevista estruturada, aplicação de questionário e observação sistemática na sala de aula de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental anos iniciais e em outros espaços da escola. Na terceira etapa, pretendeu-se identificar quais Tecnologias Assistivas os professores utilizam em suas práticas educativas no ensino de Ciências e da Matemática com inspiração Waldorf que possibilitam a inclusão dos alunos com e sem morbidades e deficiência, utilizando como fontes de informação e referencial teórico os estudos dos pesquisadores que discutem sobre inclusão, tecnologia assistiva, práticas de ensino, formação de professores, e ensino de Ciências e Matemática. Os autores que endossão a pesquisa são: Maria Tereza Mantoan (1997), abordando sobre inclusão; Veleida Anahí Capuá da Silva Charlot (2020), Helen Ward e Judith Roden (2009) abordando sobre o Ensino de Ciências e da matemática; Eromi Izabel Hummel (2015) e Teofilo Galvao Filho (2012) pontuando sobre Tecnologia Assistiva; Tardif (2019), falando de formação docente; e Rudolf Steiner (1900) discutindo a Pedagogia Waldorf. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de Bardin (2016) Análise de Conteúdo. A investigação compreendeu como os professores materializam nas suas práticas as tecnologias assistivas na escola com inspiração da pedagogia Waldorf e se as tecnologias assistivas e a pedagogia Waldorf se encontram, se transformam ou se complementam.

Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
Externo ao Programa - 311.871.375-53 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA